Do Mundo-Nipo
O governo japonês colocou uma companhia de navegação norte-coreana na sua lista de sanções. Com isso, os ativos da empresa serão congelados no Japão. De acordo com o anúncio do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, a empresa em questão é a Ocean Maritime Management, que é acusada de envolvimento com contrabando de armas.
Segundo a chancelaria, foi descoberto que um navio, operado pela companhia, teria transportado uma grande quantidade de armas da era soviética, em julho do ano passado. Na época, a embarcação se encontrava no Canal do Panamá, seguindo de Cuba para a Coreia do Norte.
A sanção japonesa contra a Ocean Maritime Management segue medidas semelhantes por parte dos Estados Unidos e da Organização das Nações Unidas (ONU), que também colocaram a empresa norte-coreana em sua lista negra, de acordo com a Agência Reuters.
Entretanto, essas sanções diferem daquelas impostas pela ONU após o primeiro teste nuclear de Pyongyang, em 2006, que proíbe os Estados membros da ONU a comercializar armas com Pyongyang, bem como transações financeiras que facilitem esse comércio.
A medida acontece num momento em que Tóquio está envolvido em negociações com Pyongyang para o retorno de cidadãos japoneses sequestrados por agentes norte-coreanos há décadas.
O governo do primeiro-ministro Shinzo Abe se vê em uma situação delicada, na qual precisa trilhar um caminho seguro para que sua posição arbitrária aos projetos nucleares e de mísseis do regime de Kim Jong-um não inviabilize o acordo sobre as investigações do sequestro, destaca a Agência Kyodo.
“Nós não temos escolha a não ser fazer o que é certo, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores em referência ao inquérito envolvendo o contrabando de armas.
“Nós deixamos claro que as sanções serão mais rigorosas desde o momento em que os programas nucleares e de mísseis continuem… Eles [autoridades norte-coreanas] estão bem conscientes disso”, afirmou o porta-voz, de acordo com a Kyodo.
(Com informações da NHK News e das agências Reuters e Kyodo)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.