Índice de aprovação ao premiê do Japão cai para nível recorde

A taxa de aprovação caiu 5,0 pontos, enquanto o índice de desaprovação subiu 7,0 pontos. Veja os números na íntegra.
Primeiro-ministro japonês Fumio Kishida fala à repórteres em em 22/02/2022 | Foto: Reprodução/Kyodo
©Kyodo Images

A taxa de aprovação ao governo do primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, segue em ritmo de queda, caindo para uma mínima recorde, mostrou uma pesquisa divulgada pela agência de notícias Jiji Press na quinta-feira, sinalizando que os planos de redução de impostos do premiê para ajudar a amortecer o impacto do aumento da inflação não impressionaram os eleitores.

De acordo com a sondagem, cerca de 21,3% dos inqueridos disseram apoiar o governo de Kishida, ficando abaixo da pesquisa realizada em outubro, quando o índice ficou 26,3%.

A taxa de aprovação caiu 5,0 pontos percentuais em relação ao mês anterior, enquanto a taxa de desaprovação subiu 7,0 pontos, para 53,3%, a mais alta para o gabinete Kishida.

O índice de apoio público ficou abaixo do limiar chave de 30% pelo quarto mês consecutivo, sinalizando que a administração pode estar na “zona de perigo”, ressaltou a Jiji em sua publicação.

Por sua vez, o apoio ao Partido Liberal Democrata (PLD), partido governista, caiu 1,9 pontos, para 19,1%, uma queda adicional em relação à pesquisa do mês passado, quando a taxa de apoio foi a mais baixa desde que o partido retomou o controle do governo japonês.

A pesquisa da agência Jiji, que foi realizada entre 10 e 13 de novembro, mostra que 51% dos entrevistados afirmaram que não viam positivamente as medidas de redução de impostos recentemente implementada pelo governo.

O novo pacote de estímulo econômico de Kishida inclui a redução do imposto sobre o rendimento em 40.000 ienes (264,25 dólares) por pessoa e a disponibilização de 70.000 ienes às famílias de baixo renda.

A agência afirma que a demissão em massa de altos funcionários da administração Kishida também pode ter contribuído para a queda nos índices de aprovação.

Pesou também a renúncia do vice-ministro das Finanças, Kenji Kanda, na última segunda-feira. Segundo a imprensa japonesa, Kanda deixou o cargo após revelações de ele sonegava impostos. Com isso, Kanda se tornou o terceiro legislador do partido no poder a deixar o gabinete de Kishida dentro de um mês.

Índice de pesquisas realizadas por várias agências japonesas no mês anterior

De acordo com o The Japan Times, em outubro, a popularidade do governo também atingiu um nível recorde de queda. Segundo a pesquisa da Kyodo News, a aprovação de Kishida caiu 7,5 pontos percentuais em relação ao mês anterior, para 32,3%. Já o índice de desaprovação atingiu o máximo histórico de 52,5%.

Em três outras pesquisas realizadas durante o mesmo período pelos jornais Mainichi Shimbun, Asahi Shimbun e Yomiuri Shimbun, os índices de aprovação situaram-se em 25%, 29% e 34%, respectivamente.

== Mundo-Nipo (MN)
Fontes: Jiji Press / The Japan Times
Foto: Kyodo Images

Total
0
Shares
Previous Article
Giro de Estoque | ©Depositphotos / Edição Mundo-Nipo

Giro de Estoque: Guia estratégico para fornecedor de processador de alimentos para Empresas

Next Article
Fumio Kishida e Xi Jinping se reuniram em São Francisco | ©Kyodo Images

Japão e China buscam construir laços “mutuamente benéficos”

Related Posts