Premiê do Japão viaja aos EUA para participar de cúpula da Apec

Kishida disse que deseja abrir conversações sobre as mudanças climáticas e a promoção do comércio livre e aberto.
Primeiro ministro Fumio Kishida | Foto: Arquivo / Kyodo Images
Fumio Kishida | Foto: Arquivo / Kyodo Images

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, partiu para os Estados Unidos na quarta-feira para participar de uma reunião de cúpula do fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec, na sigla em inglês), realizada em São Francisco, para manter conversas individuais com chefes de Estado e, principalmente, líderes chineses e sul-coreanos, informou hoje a Kyodo News.jp.

Durante sua viagem, Kishida também deve participar de uma cúpula com nações envolvidas em uma iniciativa liderada pelos EUA conhecida como Marco Econômico do Indo-Pacífico, uma parte fundamental do reengajamento de Washington com a região em meio à crescente influência da China.

“Vou usar esta oportunidade para expressar a posição do Japão em questões urgentes, como a promoção do comércio livre e aberto e da economia digital, bem como (abordar) as mudanças climáticas”, disse Kishida a repórteres antes de sua partida em Tóquio.

Os Estados Unidos sediam a reunião da Apec no momento em que a guerra da Rússia contra a Ucrânia, que começou em fevereiro de 2022, criou desafios para o grupo de 21 membros, que inclui Moscou e Pequim, no que diz respeito a chegar em um consenso sobre questões importantes.

Enquanto o presidente russo, Vladimir Putin, estará ausente, o presidente chinês, Xi Jinping, participa da cúpula, com suas conversas agendadas com o presidente dos EUA, Joe Biden, já roubando os holofotes.

O Japão tem suas próprias disputas bilaterais com a China, um grande parceiro comercial, mas um vizinho assertivo, já que os dois países estão atolados em divergências relacionadas ao território e à história da guerra.

Mais recentemente, a proibição geral da China de importação de frutos do mar japoneses em resposta à liberação no mar de água radioativa tratada da usina nuclear de Fukushima, iniciada em agosto, tornou-se uma fonte de atrito diplomático.

Ainda assim, Kishida estuda a realização de conversações, provavelmente na quinta-feira, com Xi à margem da reunião da APEC, tendo enviado um conselheiro de segurança nacional a Pequim para preparar as bases do que seriam as primeiras conversações presenciais de ambos em um ano.

Kishida está se juntando a outros líderes da APEC para discutir uma série de tópicos, como tornar suas economias mais resilientes e garantir o crescimento sustentável, enquanto o Japão continua a pressionar por um Indo-Pacífico livre e aberto em uma tentativa de impulsionar o livre comércio para a expansão econômica.

Na sexta-feira, Kishida planeja se reunir com o presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol. Em uma rara aparição conjunta, os dois devem falar na Universidade de Stanford.

Os laços bilaterais entre o Japão e a Coreia do Sul, ambos aliados próximos dos EUA, vêm melhorando desde o início deste ano, depois que uma longa disputa trabalhista em tempos de guerra levou as relações ao seu ponto mais baixo em anos sob o antecessor de Yoon, Moon Jae In, conforme noticiou a Kyodo.

== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Kyodo News Japan

Total
0
Shares
Previous Article
Chat Bot | ©Depositphotos

HIX Chat: Desbloqueie o poder do Chatbot IA de próximo nível sem fazer login

Next Article
Giro de Estoque | ©Depositphotos / Edição Mundo-Nipo

Giro de Estoque: Guia estratégico para fornecedor de processador de alimentos para Empresas

Related Posts