Noda renuncia como presidente de partido após derrota nas eleições no Japão

O primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda, anunciou sua renúncia como presidente do Partido Democrático (PD).

Da agência EFE

Tóquio, 16 dez (EFE).- O primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda, anunciou sua renúncia como presidente do Partido Democrático (PD) após a derrota nas eleições gerais deste domingo, que deram uma contundente vitória ao Partido Liberal-Democrata (PLD).

“É necessário buscar um novo líder do PD para restaurar a confiança das pessoas no partido”, afirmou Noda, cuja legenda, faltando ainda o término da apuração, teria obtido menos de 50 cadeiras – em 2009, no pleito anterior, obteve 308.

O chefe de Governo, que já comunicou sua renúncia ao secretário-geral do PD, Azuma Koshiishi, disse que o partido vai eleger um novo líder antes da sessão extraordinária que o Parlamento vai realizar antes do fim do ano.

“Foi um resultado (eleitoral) duro. Quero aceitá-lo com seriedade já que o considero um julgamento do povo, e a maior responsabilidade é minha”, afirmou Noda à imprensa.

O primeiro-ministro admitiu que sua legenda não foi capaz de responder às expectativas criadas com a vitória eleitoral de 2009, quando arrasou nas urnas e tirou do poder o PLD com uma promessa de mudança que não chegou a se materializar.

O político também citou as divisões internas, que representaram um sério desgaste para o partido no último ano, e lamentou “profundamente” a saída dos parlamentares que faziam parte do PD quando este chegou ao poder.

O pleito de hoje teve uma grande vitória do PLD, liderado pelo ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, de 58 anos e que já governou o país por quase um ano, entre 2006 e 2007.

Restando a divulgação dos resultados definitivos oficiais, a apuração parcial da rede de televisão “NHK” aponta por enquanto ao PLD 273 cadeiras, contra apenas 48 do PD. EFE

 

EFE logo

Agência EFE – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem a autorização prévia por escrito da Agência EFE S/A.

Total
0
Shares
Previous Article

Shinzo Abe, com maioria absoluta, atribui vitória a um "não" à oposição (Ampliação)

Next Article

Com vitória do PLD, Shinzo Abe ganha segunda oportunidade no governo japonês

Related Posts