Veja os vídeos polêmicos, em português, lançados pelo Japão sobre ilhas disputadas

Além de vídeos em 12 idiomas, o governo também lançou panfletos que reforçam a soberania japonesa pelas ilhas, o que gerou críticas dos governos de Pequim e de Seul.

Do Mundo-Nipo

O Ministério das Relações Exteriores do Japão lançou na semana passada vídeos na internet em 12 idiomas, incluindo o português, sobre as ilhas Senkaku e Takeshima, atualmente reivindicadas pela China e Coreia do Sul, respectivamente. O material inclui, ainda, um arquivo em pdf com fotos e textos que reforçam a soberania japonesa pelos territórios citados, o que gerou críticas dos governos de Pequim e de Seul.

Ironicamente, os vídeos e os textos dos arquivos também estão disponíveis nos idiomas chinês e coreano. O governo da Coreia do Sul, que reivindica a posse das ilhas Takeshima, criticou o Japão pela iniciativa e exigiu que o material fosse retirado da internet. A China também recebeu a notícia como uma provocação, de acordo com a revista online ‘Alternativa’.

 

Ilhas Senkaku (Imagem: Reprodução)
Ilhas Senkaku (Imagem: Reprodução)

 

“As ilhas Senkaku são, indiscutivelmente, uma parte inerente do território do Japão, à luz dos fatos históricos e com base no direito internacional. O Japão agirá com firmeza, mas com serenidade para manter a sua integridade territorial. O Japão continuará a buscar paz e estabilidade na região, que são estabelecidas através da observância do direito internacional”, diz o texto de introdução do arquivo sobre as ilhas Senkaku.

 

Ilhas Takeshima  (Imagem: Reprodução)
Ilhas Takeshima (Imagem: Reprodução)

 

“Takeshima é, indiscutivelmente, uma parte inerente do território do Japão à luz de fatos históricos e com base no direito internacional. A República da Coreia tomou Takeshima unilateralmente e a ocupa ilegalmente desde então. O Japão, que tem sido um país pacífico desde o fim de Segunda Guerra Mundial, continuará a procurar uma solução pacífica para a disputa”, diz o texto de introdução do arquivo sobre as ilhas Takeshima.

Vídeo sobre as ilhas Senkaku:

 

Vídeo sobre as ilhas Takeshima:

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Jovens ficam 9 dias presos por crime que não cometeram em Osaka

Next Article

China registra 141º caso de gripe aviária

Related Posts