Do Mundo-Nipo
Três navios de vigilância marítima da China invadiram águas territoriais japonesas nesta sexta-feira, movendo-se para perto das Ilhas Senkaku, informou a Guarda Costeira do Japão.
Os três navios – o Haijian 26, 50 e 66 – entraram em águas territoriais japonesas no Mar da China Oriental por volta das 14h25 (hora local), a partir de sudoeste da Ilha Uotsuri, de acordo com a Sede da 11ª Guarda Costeira Regional em Naha, província de Okinawa.
As autoridades instaram os navios a deixarem a área.
Na última segunda-feira, navios entraram em águas japonesas marcando o 44º caso de intrusão desde setembro do ano passado, quando o governo japonês adquiriu três das cinco ilhas, conhecidas na China como Diaoyu, de um proprietário privado.
A última intrusão levou o diretor-geral para assuntos da Ásia e Pacífico do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, Shinsuke Sugiyama, a apresentar um protesto via telefone ao embaixador da China para o Japão, Han Zhiqiang.
As Ilhas Senkaku/Diaoyu são controladas pelo Japão e reivindicadas pela China e Taiwan.
Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.