Negociações para libertar suposto refém japonês na Síria continuam incertas

Ao mesmo tempo que negocia, a chancelaria japonesa está tentando confirmar a veracidade do suposto sequestro.

Do Mundo-Nipo

O destino de um japonês supostamente capturado por militantes islâmicos na Síria continua incerto, com o grupo militante não respondendo às negociações de libertação. Nesta terça-feira (19), o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Akitaka Saiki, afirmou que funcionários de sua pasta estão se esforçando ao máximo para confirmar a identidade e as condições em que se encontra o suposto homem de cidadania japonesa.

 

Akitaka Saiki (Imagem: Reprodução/NHK)
O vice-ministro Akitaka Saiki disse que não possui nenhuma informação definitiva sobre um vídeo que mostra imagens de um suposto cidadão japonês capturado por um grupo rebelde islâmico (Imagem: Reprodução/NHK)

 

Segundo a emissora pública ‘NHK’, imagens de vídeo, que foram publicadas na internet, teriam mostrando um homem se identificando como Haruna Yukawa, capturado pelo grupo militante Estado Islâmico, nas proximidades de Aleppo, no norte da Síria.

A Embaixada do Japão na Jordânia, vizinha à Síria vinha tentando confirmar os fatos sobre o suposto cidadão japonês que estaria acompanhado de um grupo rebelde Frente Islâmica da Síria até momentos antes de sua captura.

O vice-ministro Saiki declarou hoje que está ciente da existência de relatos na imprensa que mencionam o vídeo. No entanto, a chancelaria japonesa ainda não possui nenhuma informação definitiva, afirma o diplomata.

Um membro de alto escalão da Frente Islâmica da Síria disse à NHK que o Estado Islâmico não respondeu à oferta de troca de reféns, proposta pela Frente Islâmica.

Este membro teria dito que seu grupo está planejando um ataque em massa contra o Estado Islâmico para conseguir uma vantagem nas negociações. Segundo ele, a Frente Islâmica espera capturar o máximo possível de reféns para conduzir uma troca pelo suposto cidadão japonês, conforme noticiou a ‘NHK’.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Anime ‘Hoozuki no Reitetsu’ lidera vendas de Blu-ray e DVDs no Japão; veja lista

Next Article

Nova ilha japonesa nascida de vulcão pode afundar e gerar tsunami, diz estudo

Related Posts