Do Mundo-Nipo
O Japão e os Estados Unidos pretendem discutir formas reagir a crise militar em águas japonesas, focando na disputa sobre as Ilhas Senkaku, divulgou o jornal econômico Nikkei nesta quarta-feira, conforme uma fonte do Departamento de Defesa norte-americano.
Os dois países irão discutir um plano de operação conjunto para enfrentar a ameaça de um ataque a áreas específicas do Japão, incluindo discussões contra provocações mais ousadas pela China sobre as ilhas disputadas no Mar da China Oriental.
Tóquio e Washington têm expressado cada vez mais preocupação com a possibilidade de um ataque chinês desde a revelação de que um navio militar da China apontou um radar – usado para guiar mísseis – contra um destróier japonês.
O general Shigeru Iwasaki, chefe de gabinete da Força de Autodefesa do Japão, vai se reunir com o almirante Samuel Locklear, comandante do Comando do Pacífico dos EUA, no Havaí nesta semana para discutir o planejamento.
Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.