Japão condena exercícios militares sul-coreanos nas ilhas disputadas

Nesta sexta-feira, a Coreia do Sul realizou manobras militares, com fogo real, nas ilhas Takeshima.

Do Mundo-Nipo com Agências

Ilhas Takeshima (Foto: ru.wikipedia.org)
As Ilhas Takeshima estão situadas no Mar do Japão, em um ponto intermediário, entre o arquipélago japonês e a península coreana (Foto: Wikimedia)

O governo japonês condenou as manobras militares feitas com fogo real pela Coreia do Sul nas ilhas Takeshima (Dokdo, em coreano), cuja soberania é disputada por Tóquio e Seul, informou nesta sexta-feira a emissora pública ‘NHK’.

“Estes exercícios são lamentáveis. A postura do Japão é que Takeshima é nosso território e mediante a isso não podemos tolerá-los”, disse hoje em declarações divulgadas pela “NHK” o ministro das Relações Exteriores, Fumio Kishida, após o início das manobras.

Seul comunicou a Tóquio no último dia 11 que realizaria os exercícios em uma zona marítima ao sudoeste do arquipélago disputado, uma porção que também é reivindicada pelo Japão como parte de seus mares territoriais.

Na quinta-feira (19), o ministro porta-voz do Japão, Yoshihide Suga, pediu ao governo norte-coreano que cancelasse tais manobras, uma solicitação que foi desprezada hoje pelo Ministério da Defesa sul-coreano.

“Os exercícios militares para a defesa da República de Coreia [nome oficial da Coreia do Sul] não estão sujeitos a nenhuma reivindicação ou interferência externa, por isso as manobras já estão sendo realizadas conforme o previsto”, explicou Wi Yong Seop, porta-voz do Ministério da Defesa, em entrevista à Agência Kyodo.

Wi também insistiu que são manobras ordinárias com fogo real e que as reivindicações territoriais japonesas não têm base.

As duas ilhotas e 35 rochedos que compõem os Rochedos de Liancourt (nome geográfico de Takeshima/Dokdo) estão no Mar do Japão, em um ponto intermediário, a pouco mais de 200 quilômetros da ilha principal do arquipélago japonês e da península coreana.

O território total do conjunto de ilhotas e rochedos é de apenas 0,2 quilômetros quadrados e dois idosos sul-coreanos são os únicos habitantes do arquipélago. Os dois são protegidos por um destacamento da Guarda Costeira destinado ali por Seul, desde 1954.

A disputa diplomática entre a Coreia do Sul e o Japão se agravou em 2012, por causa da visita, sem precedentes, feita pelo então presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, às ilhas.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Japoneses são detidos ao tentar vender ingressos na porta da Arena das Dunas

Next Article

Dólar tem leve alta ante o real e termina semana praticamente estável

Related Posts