Avião militar do Japão decola de Israel com mais de 80 japoneses e sul-coreanos

O avião militar japonês KC-767 decolou de Tel Aviv com 83 passageiros: 60 japoneses e 18 sul-coreanos e seus familiares.
Avião militar japonês KC-767 | ©Media Commons
Avião militar japonês KC-767 | Foto: Arquivo/Media Commons

Um avião da Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF) retirou um total de 83 pessoas, incluindo japoneses e sul-coreanos, de Israel, disse o governo japonês nesta sexta-feira (20), em meio à intensificação da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, informou a Kyodo News.jp.

A aeronave de reabastecimento e transporte KC-767 (uma versão militar do Boeing 767) chegará ao aeroporto de Haneda, em Tóquio, na manhã de sábado (21). Os 83 passageiros são 60 japoneses e 18 sul-coreanos e seus familiares estrangeiros, disseram os ministérios japoneses das Relações Exteriores e da Defesa.

O Japão despachou o avião no sábado passado e ele estava de prontidão na Jordânia desde terça-feira, em preparação para o transporte aéreo de cidadãos japoneses em Israel, onde o Hamas lançou um ataque surpresa em 7 de outubro, desencadeando o conflito em curso.

Na noite de quinta-feira, os japoneses e outros evacuados reuniram-se em um aeroporto de Tel Aviv, onde foram recolhidos pelo KC-767.

O governo japonês improvisou um balcão em um aeroporto no subúrbio de Tel Aviv para atender os cidadãos japoneses que desejam deixar Israel | Kyodo Images

O governo japonês improvisou um balcão em um aeroporto no subúrbio de Tel Aviv para atender os cidadãos japoneses que desejam deixar Israel | ©Kyodo Images
O governo japonês improvisou um balcão em um aeroporto no subúrbio de Tel Aviv para atender os cidadãos japoneses que desejam deixar Israel | ©Kyodo Images

“Como tenho filhos pequenos, agradeço muito poder voltar ao Japão sem voos de conexão”, disse uma mulher de 38 anos que estava com seus dois filhos.

Dois aviões de transporte ASDF C-2 que o Japão enviou junto com o KC-767 continuarão de prontidão para possíveis retiradas de mais cidadãos japoneses. Um deles está atualmente na Jordânia e o outro no Djibuti, segundo os ministérios.

As Forças de Autodefesa do Japão têm uma base operacional no Djibuti, um pequeno país no Corno de África, cerca de 2.000 quilómetros a sul de Israel, como parte de uma missão antipirataria no Golfo de Aden, ao largo da Somália.

No fim da semana passada, 51 cidadãos japoneses foram retirados de Israel em avião de transporte militar sul-coreano para uma base aérea nos arredores de Seul, e mais oito partiram de Tel Aviv para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em um voo fretado pelo Japão.

== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Kyodo News Japan
Foto: Kyodo Images

Total
0
Shares
Previous Article
F12Bet / Reprodução

F12Bet é um moderno cassino online no Brasil

Next Article
Bandeira do Japão em Tóquio | ©Kyodo Images

Japão estabelece meta de 3 anos para reanimar a economia

Related Posts