Do Mundo-Nipo
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, ressaltou a importância do “respeito às leis marítimas” em sua mensagem de homenagem ao Dia do Mar, nesta segunda-feira (21). As palavras de Abe foram direcionadas as crescentes atividades marítimas da China nas Ilhas Senkaku, administradas pelo governo japonês e reivindicadas por Pequim.
Em sua mensagem, Abe afirma que o Japão deve assumir o desafio de prover segurança no tráfego marítimo e proteger os interesses do país em suas águas territoriais e zona econômica exclusiva, conforme noticiou a emissora pública ‘NHK’.
Ele diz que o Japão deveria também passar para as gerações futuras a ideia de “mares estáveis e abertos, uma área que deve ser baseada em normas legais”.
Falando sobre a decisão do governo de criar uma legislação para expandir formalmente a plataforma continental do Japão, Abe disse que o país deve ir adiante com um desenvolvimento ativo dos recursos marítimos.
Sob os termos de uma convenção da ONU sobre a lei nos mares, “todos os países têm o direito de explorar e desenvolver recursos naturais em sua respectiva plataforma continental”, afirmou o premiê.
Veja “Calendário 2014 de Feriados e Eventos no Japão”.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.