Do Mundo-Nipo
Um tribunal chinês condenou neste domingo (22) o ex-dirigente Bo Xilai à prisão perpétua sob acusações de suborno, peculato e abuso de poder.
O Tribunal Popular Intermediário de Jinan condenou o ex-chefe do Partido Comunista em Chongqing a prisão perpétua por aceitação de subornos, 15 anos de prisão por de desvio de fundos e 7 anos por abuso de poder, além de ordenar que todos os seus bens pessoais fossem apreendidos.
O tribunal de Jinan, província de Shandong, confirmou plenamente a acusação apresentada pelo Ministério Público contra Bo, alegando que seu contra-argumento é sem mérito.
O tribunal disse que Bo deve ter a vida na prisão e privado de seus direitos políticos de forma permanente, tendo em conta a natureza e o processo dos crimes cometidos por ele e por seu impacto negativo na sociedade.
A ex-estrela em ascensão de 64 anos de idade no mundo político da China ainda mantém um forte apoio entre alguns membros do público.
O veredicto de domingo é excepcionalmente grave para aqueles que eram funcionários de alto escalão do Partido Comunista Chinês como Bo. Ele reflete a posição do governo do presidente Xi Jinping, que tomou uma posição dura contra a corrupção.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.