Do Mundo-Nipo
O Japão vai acelerar a compilação de estratégias abrangentes de segurança nacional e defesa para finalizar os trabalhos até final deste ano.
Na segunda-feira (21), um painel de especialistas do governo concluiu um relatório contendo as suas sugestões.
O relatório diz que a estratégia deve indicar claramente o princípio básico de que o Japão vai contribuir para a paz mundial e da segurança a partir da postura de “pacifismo pró-ativo”.
Ele acrescenta que o Japão tem atuado conscientemente como uma nação pacífica desde a Segunda Guerra Mundial, defendendo valores universais como a liberdade, a democracia e o Estado de direito.
Referindo-se à crescente atividade da China e aumento da força militar da Coreia do Norte , o relatório sugere que o Japão vai aumentar suas capacidades de segurança, que inclui a patrulhar e monitoramento do território japonês, lidar com o terrorismo internacional, desenvolvimento de habilidades para coletar e analisar informações e fortalecimento da aliança Japão-EUA.
O relatório também diz que o Japão deve facilitar os controles sobre as exportações de armas.
As informações são da rede NHK.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.