EUA instam China a resolver disputa por ilhas com Japão através do diálogo

O governo norte-americano apresenta cada vez mais preocupação com um possível confronto armado entre o Japão e a China.

Do Mundo-Nipo

O governo dos Estados Unidos rejeitou as críticas da China  sobre a declaração da Secretária de Estado Hillary Clinton a respeito da disputa pelas ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental, conforme divulgou nesta quarta-feira a rede NHK. Os EUA instaram a China a resolver o conflito através do diálogo.

Na última sexta-feira (18), Hillary disse que os EUA se opõem a qualquer ação unilateral que visem prejudicar o controle do Japão sobre as Ilhas Senkaku, reivindicadas pela China e Taiwan.

O governo chinês tem repetido suas críticas sobre as observações de Clinton, advertindo que os EUA deveriam ter cuidado com suas palavras e ações.


saiba mais




A porta-voz norte-americana do Departamento de Estado, Victoria Nuland, disse a imprensa na terça-feira  que Hillary apenas reiterou a posição do governo sobre a disputa, acrescentando que a China deve tentar resolver a questão com o Japão através do diálogo, ao invés de apontar a sua preocupação com os EUA.

O governo norte-americano apresenta cada vez mais preocupação com  um possível confronto armado entre o Japão e a China.

Um aeronave chinesa invadiu o espaço aéreo japonês sobre as ilhas, conhecidas também como Diaoyu, no mês passado. Além disso, doze aviões do governo chinês, incluindo militares, aproximaram-se do zona aérea do Japão sobre o Mar da China Oriental no dia 10 de janeiro, levando aeronaves interceptoras japonesas disputa. Atividades marítimas da China também tem sido frequentes.

O governo dos EUA está aumentando a pressão sobre a China via diplomacia para evitar tensão militar na área.

 

Veja mais notícias sobre Política em mundo-nipo.com/politica. Siga oMundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

 

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Anúncio de casamento entre dois idosos homossexuais causa polêmica na China

Next Article

Programa de Incentivo aos Estudantes de Língua Japonesa para Universitários 2013

Related Posts