Do Mundo-Nipo
A China disse nesta segunda-feira (25) que apresentou protestos ao Japão e aos Estados Unidos, depois dos mesmos criticarem o governo chinês pela criação da zona de defesa aérea que sobrepõe ilhas disputadas entre as duas potências asiáticas.
O porta-voz do Ministério da Defesa Yang Yujun disse que a resposta negativa do Japão para a mudança da China e suas reivindicações pelas as ilhas no Mar da China Oriental são “absolutamente infundadas e inaceitáveis”.
Yang disse que o Japão “não tem direito de fazer comentários irresponsáveis” sobre a configuração da zona de sobre o mar da China, de acordo com a agência de notícias estatal Xinhua.
Ele ainda disse que os Estados Unidos não devem escolher um dos lados sobre a questão e que a China apresentou um protesto ao embaixador dos EUA para a China, Gary Locke, pedindo ao governo norte-americano para corrigir seus erros imediatamente.
A China estabeleceu no sábado (23) uma zona de identificação de defesa aérea que sobrepõe a do Japão no Mar da China Oriental, onde estão localizadas as Ilhas Senkaku, que são disputadas entre os dois países.
O Ministério japonês das Relações Exteriores chegou a apresentar um “protesto sério” ao embaixador chinês para Tóquio, enquanto os EUA expressaram forte preocupação.
Nesta segunda-feira, o primeiro-ministro Shinzo Abe disse estar “profundamente preocupado” com o movimento chinês e garantiu que vai proteger a soberania japonesa.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.