Obama pede desculpas a Abe por espionagem dos EUA ao Japão

Obama e Abe, que conversaram hoje por telefone, discutiram ainda sobre segurança global, economia e comércio.

Do Mundo-Nipo

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu desculpas formais ao primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, em relação à denúncia do site WikiLeaks, que acusou Washington de espionar políticos e executivos de empresas japonesas, informou nesta quarta-feira (26) a emissora pública japonesa “NHK”.

O Chefe de Gabinete e porta-voz do governo, Yoshihide Suga, informou que Obama teve uma conversa telefônica com o primeiro-ministro Shinzo Abe, nesta quarta-feira. De acordo com Suga, os dois governantes concordaram em trabalhar de maneira conjuntamente em temas econômicos.

Ambos os líderes se falaram por telefone por cerca de 40 minutos, a partir das 9h30 de quarta-feira, horário do Japão. O lado americano propôs a realização da conversa, de acordo com a “NHK”.

“O presidente Obama disse que sentia muito, já que este caso provocou um grande debate no Japão”, afirmou o porta-voz à imprensa, mas sem confirmar as acusações de espionagem.

Suga reiterou que o primeiro-ministro japonês afirmou estar seriamente preocupado pelo caso, e pediu ao líder norte-americano que investigue a suposta espionagem por parte da Agência de Segurança Nacional (NSA, a sigla em inglês) ao governo de Tóquio e a várias entidades e empresas japonesas.

No mês passado, WikiLeaks informou que a Agência Nacional de Segurança (NSA) americana espionou o Japão, uma acusação que foi divulgada depois que o site também denunciou escutas similares contra países como Alemanha e França. A reação de Tóquio, no entanto, foi considerada como moderada em comparação aos protestos de dos governos de outros países espionados.

Na conversa telefônica, Abe e Obama acolheram de bom grado as notícias de que as Coreias do Sul e do Norte chegaram a um acordo sobre medidas para minimizar as tensões. Segundo o acordo fechado na terça-feira, o lado norte-coreano concordou em suspender o “estado de quase guerra” para áreas fronteiriças declarado na semana passada.

Os líderes da primeira e terceira economia mundial concordaram em coordenar suas políticas voltadas a Pyongyang, bem como abordagens de questões globais. Segundo a “NHK,” tais questões incluem quedas vertiginosas nos mercados acionários globais, desencadeadas pelas preocupações com a possível desaceleração da economia chinesa.

Outra questão abordada foi a conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas marcada para dezembro, conforme noticiou a emissora estatal japonesa.

Eles concordaram ainda em promover esforços conjuntos visando concluir o quanto antes as conversações do acordo de livre-comércio, conhecido como Parceria Transpacífico (TPP), além de impulsionar a aliança bilateral.

O Japão é um dos sócios mais importantes de Washington na região Ásia-Pacífico e os dois países cooperam regularmente nas áreas de Defesa, Economia e Comércio.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Suco verde com maca Foto StockValt Images 900x600 27 01 2016

Receita de suco verde com maçã

Next Article

Preço da gasolina no Japão recua ao menor nível em 6 meses

Related Posts