Do Mundo-Nipo
A Coreia do Norte anunciou nesta quarta-feira que está cortando todas as linhas militares diretas com Seul em protesto contra os exercícios conjuntos entre os exércitos da Coreia do Sul e Estados Unidos.
“A partir de agora, as comunicações militares Norte-Sul ficarão cortadas”, disse um militar citado pela agência estatal Korean Central News Agency (KNCA).
O “telefone vermelho militar” suspenso é usado para controlar movimentos dentro e fora do Complexo Industrial de Kaesong, operado em conjunto.
No anuncio emitido pela agência, a Coreia do Norte declarou que “em uma situação na qual uma guerra pode explodir a qualquer momento, não é necessário manter comunicações militares que foram estabelecidas entre as forças armadas de ambos os lados”.
Segundo a KNCA, a suspensão deve permanecer “enquanto durarem as ações hostis e anacrônicas do sul”.
A declaração foi tomada como uma tentativa de Pyongyang de aumetar ainda mais a tensão na península.
A Coreia do Sul criticou último passo do Norte de dificultar operações estáveis do complexo de Kaesong. Um funcionário de alto escalão do governo sul-coreano disse que o Sul vai tomar as medidas necessárias para garantir a segurança das pessoas que entram no complexo.
A Coreia do Norte já havia suspendido, em meados de março, a comunicação entre Pyongyang e Seul.
O governo norte-coreano está aumentando suas atividades militares em resposta as sanções aplicadas pela ONU, impostas após um terceiro teste nuclear realizado em fevereiro, e o recente exercício militar conjunto entre a Coreia do Sul e EUA.
Na terça-feira (26), o país colocou sua artilharia em posição de ataque e mirou mísseis em alvos norte-americanos e sul-coreanos.
Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.