Do Mundo-Nipo
Aviões caças da Força Aérea de Autodefesa do Japão foram colocados em posição de alerta neste domingo (27) pelo terceiro dia consecutivo, em resposta ao exercício de quatro aviões militares chineses que sobrevoaram águas internacionais entre a ilha principal de Okinawa e a Ilha Miyako.
O Ministério da Defesa do Japão informou que os quatro aviões chineses – dois aviões de alerta antecipado Y8 e dois bombardeiros H6, como nos últimos dois dias – não violaram o espaço aéreo japonês enquanto sobrevoavam o Mar da china Oriental e o Oceano Pacífico.
O ministério aumentou o alerta da defesa aérea em meio a preocupações de que a China possa realizar uma ação no Mar da China Oriental, devido a disputa pelas Ilhas Senkaku/Diaoyu.
No sábado, a China declarou que os treinos realizados por aeronaves militares chinesas, incluindo drones, estão em conformidade com a legislação e práticas internacionais.
O porta-voz do Ministério da Defesa da China, Geng Yansheng, disse que se o Japão tomar alguma atitude ofensiva contra os aviões chineses será “uma provocação grave” e “um ato de guerra”.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.