Japão e Vietnã reafirmam cooperação de segurança em meio à ascensão da China

Japão lançou um novo programa para oferecer equipamentos de defesa a países afetados pela assertividade militar da China. O programa contará com 2 bilhões de ienes no atual ano fiscal.
O presidente vietnamita Vo Van Thuong (E) e o premiê japonês Fumio Kishida se encontram em Tóquio | ©Kyodo
O presidente vietnamita Vo Van Thuong (E) e o premiê japonês Fumio Kishida se encontram em Tóquio | ©Kyodo

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, e o presidente vietnamita, Vo Van Thuong, concordaram em aprofundar a cooperação de segurança marítima entre as duas nações diante da crescente assertividade militar da China na região Ásia-Pacífico, informou a Kyodo News nesta segunda-feira (28).

Durante o encontro de hoje, realizado no gabinete do primeiro-ministro em Tóquio, Kishida e Thuong afirmaram que estão confiantes no sucesso de uma cúpula especial envolvendo líderes da ASEAN, que o Japão sediará no próximo mês para marcar os 50 anos de amizade e cooperação.

Kishida e Thuong também reafirmaram o compromisso de expandir a colaboração bilateral em várias questões, incluindo a economia e os intercâmbios culturais, já que este ano também comemora meio século do estabelecimento das relações diplomáticas entre Japão e Vietnã.

O Japão tem procurado capitalizar o crescimento econômico na Ásia, reforçando os laços com os países em desenvolvimento e emergentes chamados de “Sul Global”, como o Vietnã e outros membros da ASEAN, enquanto tenta combater a crescente influência da China na região.

O Vietnã, juntamente com outros países membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático, tem reivindicações territoriais sobrepostas às de Pequim no estrategicamente importante Mar do Sul da China. A China reivindica uma parte significativa dessa região, que abriga algumas das rotas marítimas mais movimentadas do mundo.

Enquanto isso, o Japão tem entrado em conflito com a China em relação às Ilhas Senkaku, controladas por Tóquio e reivindicadas por Pequim. As embarcações da guarda costeira chinesa entraram várias vezes nas águas territoriais japonesas em torno das ilhotas desabitadas, que Pequim chama de Diaoyu.

Com a China em mente, o Japão lançou um novo programa para oferecer equipamentos de defesa a países com ideias semelhantes, chamado de Assistência Oficial de Segurança (OSA, na sigla em inglês), destinando 2 bilhões de ienes (US$ 13 milhões) para o ano fiscal até março de 2024.

Na segunda-feira, Kishida e Thuong concordaram que o Japão e o Vietnã iniciarão discussões sobre a aplicação do programa.

Kishida está pronto para sediar a cúpula especial Japão-ASEAN por três dias a partir de 16 de dezembro. A ASEAN, composta por 10 membros, inclui Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Filipinas, Cingapura, Tailândia e Vietnã.

Thuong está em uma viagem de quatro dias ao Japão até quinta-feira. É sua primeira visita ao país desde que se tornou presidente em março.

== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Kyodo News Japan

Total
0
Shares
Previous Article
Emprego no Japão / Imagem: Edição Mundo-Nipo

Emprego no Japão: Vagas na fábrica de autopeças em Saitama

Next Article
Futebol feminino: Brasil vs Japao | Reprodução / 123 Esportes

Futebol feminino: Brasil e Japão se enfrentam hoje em jogo amistoso

Related Posts