Premiê do Japão está disposto a melhorar relações com a China

Abe quer melhorar as tensas relações antes da reunião de cúpula da APEC, programada para acontecer na China.

Do Mundo-Nipo

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, disse que está disposto a melhorar as tensas relações com a China antes da reunião de cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC, na sigla em inglês), programada para acontecer na China, informou nesta segunda-feira (28) a emissora pública NHK.

A declaração surgiu nesta segunda-feira, durante uma reunião de Shinzo Abe com o governador de Tóquio, Yoichi Masuzoe, que veio de uma visita de três dias a Pequim.

Masuzoe reportou a Abe que o governo chinês estaria aparentemente disposto a melhorar as relações bilaterais. O governador disse que os dignitários com os quais se encontrou se mostraram críticos quanto à interpretação da história por Abe, detalhou a NHK.

O premiê japonês levantou controvérsias após sua visita ao Santuário Yasukuni, no ano passado. O santuário é dedicado aos japoneses mortos em guerra. Entre eles estão líderes que foram condenados por crimes cometidos durante a Segunda Guerra Mundial.

Masuzoe conclamou o premiê japonês a adotar medidas para melhorar as relações com a China, em antecipação à programada cúpula da APEC no próximo mês de novembro. Segundo a NHK, Abe respondeu que vai continuar a envidar tais esforços.

As relações diplomáticas entre Japão e China têm se mostrado tensas desde que o governo japonês nacionalizou as Ilhas Senkaku, na região do Mar da China Oriental, em 2012. O Japão controla as ditas ilhas. Contudo, tanto os governos de China como de Taiwan reivindicam soberania sobre as mesmas.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Japão pretende promover maior participação feminina até 2020

Next Article

Panasonic registra primeiro lucro em três anos

Related Posts