Do Mundo-Nipo

Quatro navios de patrulha da China entraram em águas territoriais do Japão em torno das Ilhas Senkaku, conhecidas por chineses como Diaoyu, durante cerca de duas horas nesta segunda-feira (28).
Às 09h30 (hora local) os navios da Guarda Costeira chinesa entraram em águas japonesas pelo oeste da Ilha Uotsuri, uma das Senkaku, deixando o local por volta do meio-dia.
De acordo com autoridades japonesas, após deixar o local os navios ficaram navegando na zona contígua.
O secretário chefe de Gabinete, Yoshihide Suga, informou que o Japão apresentou um protesto contra as invasões ao embaixador chinês Han Zhiqiang.
“É extremamente decepcionante e lamentável que as invasões de navios oficiais chineses tenham ocorrido com frequência”, disse Suga em uma conferência de imprensa, em Tóquio, segundo a agência Kyodo.
Esta foi a primeira vez que navios do governo chinês entraram nas águas desde 1º de outubro.
As Ilhas Senkaku/Diaoyu estão localizadas no Mar da China Oriental e são controladas pelo governo japonês. A China e Taiwan reivindicam as ilhas.
As informações são da rede NHK e agência Kyodo.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.