Japão e Índia reforçam laços bilaterais

O Japão se comprometeu em ajudar no desenvolvimento da infra-estrutura da Índia.

Do Mundo-Nipo

Manmohan Singh e Shinzo Abe durante a reunião em Tóquio (Foto: Kyodo)Os líderes do Japão e da Índia concordaram nesta quarta-feira em reforçar a cooperação bilateral durante uma reunião em Tóquio.

O primeiro-ministro Shinzo Abe e seu homólogo Manmohan Singh mostraram interesse na aliança de segurança  entre os dois países, condenando o desenvolvimento nuclear e de mísseis da Coreia do Norte, enquanto mostraram preocupação com a política marítima da China cada vez mais assertiva.

“Eu gostaria de fortalecer as relações entre o Japão e a Índia, com base em uma parceria estratégica e global”, disse Abe em uma conferência de imprensa conjunta após a realização da reunião com Singh, em Tóquio.

O líderes também assinaram uma declaração conjunta para rápida assinatura de um acordo nuclear que permitirá que empresas japonesas exportem tecnologia relacionada à energia atômica, uma vez que a Índia pretende construir mais usinas nucleares.

Os primeiros-ministros também concordaram em criar um grupo de trabalho conjunto e continuar a discutir as exportações de aeronaves US-2 do Japão para a Índia.

O Japão se comprometeu em ajudar no desenvolvimento da infra-estrutura da Índia, através de um empréstimo de 70 milhões de dólares para construção de uma linha de metrô na capital indiana  Mumbai. Os dois países também realizarão uma pesquisa para a construção de um sistema ferroviário de alta velocidade no oeste da Índia.

Funcionários dos governos de ambos os países vão organizar uma visita à Índia pelo imperador Akihito e a imperatriz Michiko entre novembro e dezembro deste ano.

 

Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Novo caso de gripe aviária é registrado com atraso em Pequim

Next Article

Japão vai fornecer 30 bilhões de dólares para ajudar no desenvolvimento da África

Related Posts