Do Mundo-Nipo
A Coreia do Norte lançou neste domingo (29) dois mísseis de curto alcance em direção ao Mar do Leste (Mar do Japão), informou Estado-Maior Conjunto sul-coreano, no que representou um forte protesto ao governo japonês ao do norte-coreano. É a segunda ação deste tipo por parte do regime de Kim Jong-un em três dias.
Os lançamentos foram disparados a partir das cercanias da cidade de Wonsan, no litoral oriental do país, entre as 4h50 e 4h58 de domingo (entre 16h50 e 16h58 de sábado pelo Brasília).
Os dois projéteis percorram uma categoria de 500 quilômetros caíram em águas internacionais, segundo explicou à agência ‘Yonhap’ um porta-voz do Exército sul-coreano.
No dia 26 de junho, o Exército norte-coreano disparou três projéteis de curto alcance também em direção ao Mar do Japão, o que representou o primeiro lançamento deste tipo por parte do regime em três meses.
Segundo revelou um porta-voz do Estado-Maior Conjunto sul-coreano, os mísseis caíram a nordeste do Mar do Japão sem que a Coreia do Norte realizasse nenhum anúncio prévio para advertir embarcações ou aviões civis.
O ministro da Defesa do Japão, Itsunori Onodera, afirmou que governo japonês analisa agora diversos dados para compreender detalhes específicos a respeito dos mísseis, inclusive o tipo a que pertencem.
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, instruiu autoridades a trabalhar em conjunto com os governos dos Estados Unidos, da Coreia do Sul e de outras nações na coleta e na análise de informações.
A vigilância perante a possibilidade de novos lançamentos foi aumentada por parte de Japão e Coreia do Sul.
(Com informações da NHK News e Agência Kyodo)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.