Do Mundo-Nipo
Os Ministros das Reações Exteriores dos 10 países membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), além do Japão, China e Coreia do Sul, reuniram-se neste domingo, em Brunei, para discutir a cooperação financeira regional, segurança alimentar e os programas nucleares e de mísseis da Coreia do Norte.
É a primeira vez que chanceleres do Japão, China e Coreia do Sul se reuniram desde as eleições de novos líderes em seus países.
“Nós estamos esperando que a cooperação regional na Ásia Oriental se desenvolva ainda mais”, disse o chanceler japonês, Fumio Kishida, em um discurso.
Referindo-se aos programas nucleares e de mísseis da Coréia do Norte, Kishida disse que os 13 países devem assegurar a “plena aplicação” das resoluções do Conselho de Segurança da ONU, incluindo o controle de exportação para o país.
Na reunião, os chanceleres deverão chegar a um acordo para promover a cooperação financeira regional. Eles também devem implementar o sistema de reserva de arroz emergencial, como forma de lidar com a escassez de alimentos e aumento dos preços em casos de catástrofes naturais na região.
Os ministros também são esperados para discutir os lançamentos de mísseis de longo alcance da Coreia do Norte, em dezembro, e seu terceiro teste nuclear, em fevereiro. Eles possivelmente enfatizarão a importância da desnuclearização norte-coreana.
O encontro será seguido pelo Fórum Regional da ASEAN, uma reunião de 27 membros da segurança regional, e uma sessão ministerial da Cúpula do Leste Asiático na terça-feira (02), em que a Coreia do Norte e as disputas territoriais envolvendo China e alguns países do Sudeste Asiático devem estar no topo da agenda.
A ASEAN é composta por Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Filipinas, Cingapura, Tailândia e Vietnã.
As informações são da agência Kyodo.
Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.