Aprovação do gabinete japonês permanece elevada, diz pesquisa

O índice de aprovação é de 66% em setembro.

Do Mundo-Nipo

O índice de aprovação do gabinete do primeiro-ministro Shinzo Abe se mantém em alta, com 66% de aprovação em setembro, mostram os dados de uma pesquisa realizada pela mídia japonesa, informou o jornal Nikkei nesta segunda-feira (30).

 

Shinzo Abe e seu Gabinete (Foto: Kyodo)
47% dos entrevistados apoiam o plano do governo em aumentar o imposto sobre o consumo (Foto: Kyodo)

 

Os dados são de uma pesquisa nacional, realizada pelo jornal Nikkei e a TV Tokyo entre os dias 27 e 29 de setembro.

Entre os 1597 domicílios selecionados aleatoriamente, 902 pessoas responderam à pesquisa, que foi conduzida através de telefone.

A pesquisa mostrou que 47% dos entrevistados apoiam o plano do governo em aumentar a taxa de imposto sobre o consumo para 8%, ante os 5% atuais, em abril de 2013, enquanto 48% se revelaram contra.

Embora a pesquisa tenha mostrado que o gabinete tem a aprovação de 66% dos entrevistados, também revelou que o mesmo caiu 2 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, em agosto, enquanto o índice de desaprovação subiu 3 pontos percentuais, para 26%.

Quanto aos índices de aprovação dos partidos políticos, o Partido Liberal Democrata foi classificado entre as melhores, com 55%. O Partido Comunista Japonês ficou em segundo lugar com 6%, superando o partido do governo anterior, Partido Democrático do Japão, cuja aprovação caiu para o menor patamar, com apenas 5% de aprovação.

As informações são da agência Kyodo – Todos os direitos reservados.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Produção industrial do Japão cai 0,7% em agosto com ajuste sazonal

Next Article

Pacote de estímulos econômicos do Japão será de 6 trilhões de ienes

Related Posts