O projeto “Cine Sesi-SP no Mundo” exibe a mostra “Japão Jovem” nas unidades do Sesi em São Paulo. O evento conta com quatro filmes do cinema japonês contemporâneo, incluindo um longa-metragem e três filmes de animação. Realizada em parceria com a Fundação Japão em São Paulo, a mostra fica em cartaz até o dia 28 de maio.
Com entrada gratuita, o evento traz obras assinadas por dois diretores premiados internacionalmente e com grande sucesso de público: Tomoyuki Furumaya e Makoto Shinkai.
Tomoyuki Furumaya conseguiu fama internacional ao ter seus dois primeiros filmes premiados em festivais ocidentais. É comum em suas obras o conflito entre personagens fortes e decididos – em contraste com a indecisão e falta de coragem que o próprio diretor alega viver.
O animador Makoto Shinkai é considerado uma promessa do gênero, eleito por parte da crítica como o sucessor de Hayao Miyazaki e conhecido pela qualidade do traço e cor em seus desenhos – especialmente nos cenários, baseados em lugares reais – e pelo frequente uso de metáforas visuais a partir de elementos cotidianos típicos do Japão: os trens, as cerejeiras, os telefones celulares.
As produções da mostra trazem em comum histórias de protagonistas jovens, ricas em referências a práticas culturais japonesas, mas que remetem a experiências universais. Espectadores de todas as idades poderão reconhecer os dilemas dos personagens, que precisam aprender a lidar com as perdas e frustrações para poderem seguir em frente.
Serviço
Mostra “Japão Jovem”
Local
Em 33 unidades do Sesi-SP e na Unidade Móvel de Artes e Cultura.
Data
De 5 a 28 de maio
Filmes
Longa-metragem (dirigido por Tomoyuki Furumaya)
– Bushido Sixteen
Filmes de Animação (três obras de Makoto Shinkai)
– O Lugar Prometido em Nossa Juventude”
– O Jardim das Palavras
– Em Busca das Estrelas
Mais informações
Site SESI-SP (www.sesisp.org.br/)
Telefone: (14) 3104-3911
E-mail [email protected]
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.