Evento japonês com workshop e concerto de flauta acontece este mês em SP

O evento “Shen Kyomei – O universo sonoro do Shakuhachi” incluem dois dias de workshop e um concerto com shakuhachi, uma tradicional flauta japonesa.

Do Mundo-Nipo

Nos dias 10 e 11 de abril, uma programação especial envolvendo o shakuhachi, um tradicional instrumento musical de sopro japonês, acontece na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Com apoio da Fundação Japão em São Paulo, o evento Shen Kyomei – O universo sonoro do Shakuhachi incluem dois dias de workshop, fechando com um concerto. À frente nos dois dias, estará o músico Shen Kyomei, mestre oficial da escola Chikumeisha do Japão.

“A experiência deste universo sonoro e denotação tradicional deve enriquecer a percepção musical dos participantes, destacando importantes diferenças entre a música japonesa da ocidental. Enquanto no Japão o elemento principal de inspiração é a natureza, composições e criações musicais em geral geralmente trazem o ser humano como centro de inspiração”, explica o músico.”

Evento Shen Kyomei (Foto: Divulgação)

Neste encontro, Shen Kyomei explica que além de conhecer a música japonesa tradicional, será possível conhecer a utilização dessa flauta como elemento de meditação e artístico. Para isso, serão disponibilizados vários instrumentos para que os alunos possam ter a oportunidade de uma iniciação no universo sonoro do shakuhachi.

A música original para shakuhachi, e que constitui a principal vertente desse instrumento, é uma música solo recolhida no final século XVI, explica Shen. Neste período, não era denominada música, pois os sons eram tocados por monges budistas como elemento de meditação nos templos.

“Recolhida pelo monge/samurai Kinko Kurozawa, a música original para shakuhachi tem hoje 36 temas. Este repertório solo será a nossa principal linha de trabalho, ao lado de música de câmara com koto e shamisen, que podem exemplificar o trio na música clássica japonesa.”

O evento é voltado a músicos e estudantes desta área, bem como a todos os interessados na música tradicional japonesa.

Shen Kyomei
Especialista na flauta japonesa shakuhachi, Shen é natural de Botucatu e teve, até 1987, uma educação musical tradicional. Nesta época, partiu para o Japão, onde permaneceu por muitos anos. Estudou shakuhachi e ingressou na Universidade de Belas Artes de Tóquio, tendo sido convidado a tocar para o Imperador do Japão.

Com seis CDs gravados, entre eles Brazilian Music for the Shakuhachi, projeto que uniu a flauta tradicional japonesa à música popular brasileira, retornou ao Brasil em 2003. Desde então, é diretor do Estúdio Salaviva, da Associação Cultural Cachuera!

Como concertista, vem se apresentando em salas do Brasil, Japão e Europa, interpretando um repertório que mescla temas clássicos, populares e tradicionais.

Presidente da Associação Brasileira de Música Clássica Japonesa,detém o título de Mestre Kyomei, da Associação Chikumeisha, no Japão, fundada pelo Mestre Shiro Yamaguchi e continuada por seu filho, Mestre Goro Yamaguchi.  Chikumeisha é hoje uma escola referência de shakuhachi, a começar por ajustes para aprimorar a afinação e timbre, até a tradição oral para ler e tocar as partituras de honkyoku (música original para shakuhachi).

 

Serviço

Local
Departamento de Música da ECA-USP
Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443
Cidade Universitária

Entrada
Evento gratuito

Programa

Workshop
Sexta-feira, 10 de abril
Sala 9
8h às 10h30: Introdução da história do Japão e suas influências
11h às 12h30: Arte, cultura e apresentação dos instrumentos japoneses

Apresentação

Sábado, 11 de abril
Auditório
10h às 12h – Oficina de shakuhachi (flauta tradicional japonesa)
12h às 13h – Intervalo (traga o seu próprio lanche)
13h – Concerto com shakuhachi, koto e shamisen

Local
Departamento de Música da ECA-USP
Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443
Cidade Universitária

Informações
Tels.: (11) 3141-0843/3141-0110

Realização
Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)

Apoio
Fundação Japão em São Paulo
Associação Brasileira de Música Clássica Japonesa

*O Mundo-Nipo não assume qualquer responsabilidade pelo material (textos e foto/imagem), que são fornecidos pelo órgão ou entidade representante, e publicados na íntegra pelo Portal Mundo-Nipo.

Total
0
Shares
Previous Article

Bolsa de Tóquio sobe e fecha semana com alta acumulada de 0,77%

Next Article

Calbee oferece 1 milhão de ienes para quem criar novo sabor de batata chips

Related Posts