Concurso de logomarcas celebra os 40 anos de atividades da Fundação Japão
A Fundação Japão completa, no dia 2 de outubro, seus 40 anos de existência e para celebrar promoveu o Concurso da Logomarca de 40 anos. Foram inscritos 70 projetos, dentre os quais 37 japoneses e 33 de outros países. A logomarca vencedora será utilizada em todo material gráfico da instituição, juntamente com a logomarca oficial, durante 1 ano.
O concurso priorizou a participação de estudantes de universidades, colégios e escolas técnicas de diversos países por acreditar na importância dos jovens na promoção do intercâmbio cultural internacional.
A Fundação Japão é uma instituição pública japonesa que se dedica a promover o intercâmbio cultural e a compreensão mútua entre o Japão e outros países, divulgando a cultura e língua japonesa no mundo em seus mais variados aspectos. Seus programas e atividades se desenvolvem em três principais categorias:
1. Intercâmbio Artístico e Cultural;
2. Ensino de Língua Japonesa no Exterior;
3. Estudos Japoneses no Exterior e Intercâmbio Intelectual.
Vencedores
A vencedora do concurso foi a estudante japonesa Akane Satou, com a logomarca Rainbow (arco-íris), da Musashino Art University, Department of Design Informatics. O certificado de Excelência ficou com a estudante mexicana Elizabeth Romero Robles, com a logomarca 40th anniversary (quadragésimo aniversário), da Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, Graphic Design.
Jurados
O comitê de jurados contou a participação de Fumi Sasada, presidente da Associação de Design de Embalagem do Japão e CEO da Bravis International Limited; Hiroshi Kashiwagi, professor da Musashino Art University; Toshio Yamagata, ex-gerente geral do Departamento de Criação Publicitária da Shiseido e atual professor da Tama Art University; entre outros.
Participação brasileira
Paulo Rodrigo Gimeníz, estudante do 6º ano do curso de Design Industrial da Escola de Bela Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ficou entre os 5 vencedores do prêmio Honra ao Mérito, com a logomarca Beginning Middle Beginning (início meio início). Gimeníz, de 22 anos, que já foi finalista em outros dois concursos no exterior, disse que mantém contato com a cultura japonesa desde pequeno e que aprecia a culinária e a língua japonesa. Ele comentou ao saber da premiação de seu projeto: “Fiquei extremamente feliz quando soube que fui selecionado, pois estava vendo o fruto de um trabalho de pesquisa sendo reconhecido por profissionais altamente gabaritados e competentes do Oriente, que sempre foram referência de criatividade, inovação e design para mim.”
Premiações
Grande Prêmio
Akane Satou (Japão)
Título: Rainbow
Escola: Musashino Art University, Department of Design Informatics
Prêmio de Excelência
Elizabeth Romero Robles (México)
Título: 40th anniversary
Escola: Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, Graphic Design
Honra ao Mérito
Paulo Rodrigo Gimeníz (Brasil)
Título: Beginning Middle Beginning
Escola: Federal University of Bahia, School of Fine Arts, Industrial Design and Design of the Object
Chiaki Murakami (Japão)
Título: Hand Shake
Escola: Osaka College of Art, Graphic Design
Saki Sugano (Japão)
Título: + (Plus)
Escola: Nihon Kogakuin College, Graphic Design
Bogeun Kim (Coréia do Sul)
Título: 40 Years of Building Cultural Ties
Escola: Chosun University
Alejandra Cuellar (El Salvador)
Título: Chrysanthemum for Lasting Friendships
Escola: Universidad Dr. José Matías Delgado, Escuela de Diseño, Graphic Design
Informações e contatos:
Fundação Japão em São Paulo
Tel: (11) 3141-0110 / 3141-0843
E-mail: [email protected]
Assessoria de imprensa:
Erico Marmiroli
Tel: (11) 9 9372-7774 / 3205-0656
E-mail: erico.marmiroli@gmail.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.