Guia Cultural

Workshop MOC: Kakizome “a primeira escrita do ano”

Venha preparar a sua primeira escrita do ano – arte tradicional no Japão que orientará as suas metas e desejos para 2014.

Dentre as diversas tradições milenares do Japão, uma delas acontece logo no início de cada ano: o Kakizome, que ao pé da letra pode ser traduzido como “a primeira escrita do ano”. Por meio de pincéis, tinta e papel especialmente trazidos do Japão, esta forma de linguagem transformada em arte traduz as nossas metas e desejos para o ano que se inicia.

 

kakizome01_FJSP

Foto: reprodução

 

No Brasil, a tradição será repetida na Marugoto Oficina Cultural (MOC) – Kakizome, que será realizada em 25 de janeiro, às 13h, na sede da Fundação Japão em São Paulo.

Para isso, os participantes receberão orientações da professoraEtsuko Ishikawa que incluirá desde a postura correta para se sentar, a forma de segurar o pincel, preparar a tinta e também a ordem para colocar os traços no papel. Para aqueles que não conhecem o idioma japonês, a professora traduzirá os desejos em um dos três alfabetos tradicionais – hiragana, katakana ou kanji -, mostrando os caracteres corretos e a forma de desenhá-los. Ao final, os trabalhos poderão ser levados para casa, para serem expostos, atraindo boas energias.

A Marugoto Oficina Cultural – Kakizome terá cerca de uma hora e meia de duração. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Para participar, interessados devem se inscrever até 23 de janeiro.

 

PERFIL

Profª Etsuko Ishikawa
Nascida na província de Yokohama, Japão.
Recebeu vários títulos através do Mainichi Shodoten.
Atualmente é presidente da Associação Shodo do Brasil – Aikokai e também ministra aulas de shodo.

 

Serviço

Workshop Marugoto Oficina Cultural
Tema: Kakizome

Data:
25 de janeiro de 2014 (sábado)
Horário: a partir das 13h
Duração: 1h30

Local:
Fundação Japão em São Paulo (Sala de Aula)
Avenida Paulista, 37 – 2º andar
(próximo ao metrô Brigadeiro)

Vagas limitadas (máximo de 20 participantes)

 

Informações e inscrições:
Até dia 23 de janeiro de 2014 (quinta-feira) através do:

E-mail: info@fjsp.org.br
(enviar no e-mail nome completo, telefone para contato e indicar no assunto “Marugoto Oficina Cultural”)

Ou pelo telefone: (11) 3141-0110

 


FJSP - logo


Fundação Japão em São Paulo

Tel.: (11) 3141-0110 / 3141-0843
Email: info@fjsp.org.br
Site: www.fjsp.org.br

 


• O Mundo-Nipo não assume qualquer responsabilidade pelo material (informações, textos e fotos/imagens), que são fornecidos pelo órgão emissor e publicados na íntegra pelo Portal Mundo-Nipo.