Do Mundo-Nipo com o Consulado-Geral do Brasil em Tóquio
O governo da província de Kanagawa acaba de divulgar um panfleto em português dirigido às vítimas de violência doméstica (DV, em japonês ドメスティック・バイオレンス). Além de explicações sobre o que é e quais são os tipos de violência doméstica, o material traz telefones de centros de consulta na província que atendem em várias línguas, incluindo o português.
O Panfleto contém informações que são de extrema importância para não só as japonesas que sofrem com esse tipo de violência, mas também para as estrangeiras que vivem no Japão.
O texto explica que existe uma lei no Japão que protege as vítimas de violência praticada por seus cônjuges. Esta lei questiona a posse ou não do visto de permanência, sendo válida também para todos os estrangeiros que se encontram no Japão.
Segundo o texto, a lei japonesa abrange cônjuge, ex-cônjuges e os que, mesmo não casados, mantêm de fato uma relação conjugal.
O panfleto oferece ainda, palavras de conforto e apoio emocional às vítimas de violência: “A agressão do marido não é um acontecimento infeliz de uma mulher sem sorte. A violência decorre do sistema social ‘machista’ que se apresenta na forma de diferenças de poder econômico e de status”, diz um trecho do texto, acrescentando: “Você não deve se sentir culpada e nem deve assumir a responsabilidade sozinha. O agressor é o culpado e você é a vítima”.
As informações são do Consulado-Geral do Brasil em Tóquio – Todos os direitos reservados.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.