Japão simula terremoto em dia nacional de prevenção de desastres

No Japão, o dia 1º de setembro é tradicionalmente conhecido como o “Dia da Prevenção de Desastres”, marcando a data do Grande Terremoto de Kanto, em 1923.
Terremoto Imagem Edicao Mundo Nipo HB586285 900x550 04 02 2016
©Mundo-Nipo

No Japão, o dia 1º de setembro é tradicionalmente conhecido como o “Dia da Prevenção de Desastres”, data que marca o Grande Terremoto de Kanto (Kanto Daishinsai Kinenbi) de magnitude 7,9 graus, em 1923, que matou mais de 100 mil pessoas em Tóquio e áreas próximas.

Nesta terça-feira (1), cerca de 1,67 milhões de pessoas em 34 das 47 províncias participaram do treinamento de prevenção a desastres, inclusive o primeiro-ministro Shinzo Abe e membros do Executivo japonês.

O exercício envolvia um potente terremoto de magnitude 7,3 graus que teria atingido o centro da capital japonesa. Na simulação, Abe convocou uma reunião de emergência na sede do governo, e participou de uma teleconferência com autoridades do órgão responsável por Gestão de Riscos e Resposta a Desastres da área metropolitana de Tóquio.

Na conferência simulada, o órgão mantinha Abe munido de informações relevantes sobre a extensão dos danos causados pelo suposto terremoto.

O exercício contou ainda com a participação de milhares de crianças, que aprenderam a lidar com situações possíveis causadas por um terremoto em grande escala.

Para o treinamento, as escolas do país trabalharam todos os procedimentos necessários com seus alunos, inclusive o uso de roupas especiais, formas de proteger-se em sala de aula e caminhadas até os abrigos locais, destinados a acolher a população em casos de desastres naturais.

O treinamento envolveu equipes médicas, bombeiros, soldados das Forças de Autodefesa, entre outros organismos emergenciais. Além de escolas, o exercício se estendeu a empresas privadas, hospitais e setores de transportes, incluindo aeroportos e estações de trem.

O governo intensificou a resposta a desastres desde o devastador terremoto de magnitude 9 em março de 2011. O potente sismo gerou um enorme tsunami e devastou parte do nordeste japonês, atingindo ainda a central nuclear Fukushima Daiichi, que teve seus reatores danificados e provocou a pior crise nuclear desde Chernobyl, na Ucrânia, em 1986.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Investimento de empresas no Japão avança pelo 9º trimestre seguido

Next Article

Indício de suicídio entre jovens no dia de volta às aulas deixa Japão em alerta

Related Posts