Do Mundo-Nipo
O Japão registrou 469 novos casos de HIV em 2013, uma alta de 22 infectados em relação ao ano anterior, mostraram dados do governo neste sábado (2), destacando que o número total de infectados, incluindo os que não apresentam sintomas, é o segundo maior registrado no país, informou a emissora pública ‘NHK’.
Os números do Ministério da Saúde mostram também que os novos casos de pessoas infectadas por HIV em 2013, mas sem o desenvolvimento da doença, foi de 1.077, uma alta de 75 em relação ao ano anterior.
O número total de novos casos, combinando pacientes com e sem o desenvolvimento da doença, chegou a 1.546 no ano passado, é o segundo mais elevado desde o início das pesquisas, em 1985.
No acumulado, 22.971 pessoas estão infectadas pelo vírus HIV no Japão, refletindo que o país caminha na contra-mão dos países desenvolvidos que, por sua vez, têm registrado significativa redução no número de novos casos.
Aikichi Iwamoto, do Instituto de Ciência Médica da Universidade de Tóquio, e que preside a comissão do Ministério da Saúde sobre doenças epidêmicas, dirigiu à população um apelo para que se submeta a exames periódicos, detalhou a NHK.
“O tratamento precoce possibilita a redução de sintomas e também diminuiu o risco de contágio a terceiros”, disse o professor.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.