Cresce o número de acidentes causados por uso de celulares em Tóquio

A distração das pessoas que usam celulares enquanto caminham causou acidentes que resultaram na hospitalização de mais de 30 pessoas ano passado.

Do Mundo-Nipo

O Corpo de Bombeiros de Tóquio informou que o número de acidentes graves resultantes do uso de telefones móveis ao caminhar tem aumentado em Tóquio.

Segundo o órgão, somente no ano passado, 36 pessoas foram hospitalizadas na capital japonesa em consequência de acidentes causados por distração nas ruas devido ao uso de aparelhos móveis.

Mais da metade dos casos com ferimentos graves foram causados por quedas. Além disso, um aumento significativo de acidentes no trânsito e em plataformas de trem também foi registrado na área metropolitana de Tóquio – todos causados por distração pelo uso de aparelhos móveis, tais como celulares, smartphones e tablets.

Um menino de 10 anos sofreu graves ferimentos no rosto depois de cair em uma plataforma de trem na estação de JR Yotsuya, em Tóquio, no final de maio de 2013. A profunda atenção atraída pela tela de seu celular o fez tropeçar nos trilhos. Segundo testemunhas, o menino teve a sorte de não ser atropelado por um trem que se aproximava porque foi puxado rapidamente. Também em maio, mas em 2010, uma pessoa morreu em um acidente na estação JR Higashi-Nakano.

Em outubro passado, no distrito de Itabashi, um homem que entrou por engano na área de um cruzamento ferroviário enquanto usava o seu smartphone foi atropelado por um trem e morreu.

De acordo com dados do Ministério dos Transportes, divulgados no ano passado, 3242 pessoas acidentalmente caíram de plataformas de trem. Desse número, 0,6 por cento usavam seus celulares no momento do acidente.

O professor Katsumi Tokuda, da Universidade de Tsukuba, conduziu em 2013 uma pesquisa com 650 estudantes universitários que se deslocam de trem nas áreas de Tóquio e de Osaka. O estudo revelou que 60 por cento dos entrevistados confessaram que frequentemente ou ocasionalmente esbarram ou chegam perto de colidir com outros transeuntes enquanto usam seus celulares durante a caminhada.

Entre o total de entrevistados, quinze deles disseram que teriam se ferido em tais casos, enquanto outros cinco tiveram que ser hospitalizados.

Fontes: Emissora pública NHK e Jornal The Asahi Ahimbun.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Japão pede consenso a todos os envolvidos em tensões na Ucrânia

Next Article

Japão fica em posição difícil após condenar atividade da Rússia na Ucrânia

Related Posts