Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, emitiu uma mensagem de apoio ao presidente chinês Xi Jinping e ao premiê Li Keqiang, expressando seus mais profundos sentimentos em nome do governo e do povo do Japão pelo forte terremoto que atingiu no domingo a província de Yunnan, no sudoeste da China.
Na mensagem, Abe ofereceu condolências às vítimas do tremor e suas famílias, destacando que seu país está pronto para auxiliar à China em tudo que for preciso. O premiê declarou ainda que está rezando pela rápida recuperação das áreas afetadas.
O chanceler japonês Fumio Kishida também enviou uma mensagem semelhante à sua contraparte chinesa, o ministro Wang Yi. Segundo a chancelaria do Japão, a China agradeceu as mensagens e disse que entraria em contato caso precisasse de auxílio.
O terremoto de 6,5 graus na escala Richter, aconteceu às 16h30 de domingo (5h30 de Brasília), com epicentro no distrito montanhoso de Ludian, na província de Yunnan, onde vivem quase 300 mil pessoas. As províncias vizinhas, de Guizhou e Sichuan, também sentiram os efeitos.
A TV chinesa mostrou imagens de vários prédios derrubados, incluindo escolas. Segundo as autoridades, as comunicações com o local foram seriamente afetadas. Até a noite de domingo, o número de mortos já somava 398 e ultrapassava os dois mil feridos, conforme relatou a agência estatal chinesa Xinhua.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.