Crimes sexuais ‘graves’ no Japão têm forte alta em 2022

O número de crimes sexuais somou mais de 600 mil no ano passado, marcando a primeira expansão em 20 anos.
Carro da policia japonesa | ©Naoto Photos
©Naoto Photos

O número de crimes sexuais classificados como graves no Japão cresceu acentuadamente em 2022, com casos de relações sexuais forçadas subindo 19,3%, para 1.656, mostraram dados do governo do país no final de semana, informou a agência Kyodo no domingo (5).

De acordo com os dados divulgados pela Agência Nacional de Polícia do Japão (NPA, considerada a polícia federal japonesa), o número de casos de agressão sexual envolvendo violência ou ameaças aumentou 9,9%, para 4.708.

Por sua vez, o número de estupros e outros tipos de agressão sexual violenta aumentou pelo segundo ano consecutivo.

Um oficial da NPA atribuiu o aumento à crescente conscientização sobre o que constitui um crime sexual e ao desenvolvimento de um sistema dedicado para aceitar denúncias e consultas.

O governo japonês criou centros de apoio em todas as 47 províncias do país para oferecer consultas às vítimas de crimes sexuais e violência para prestar assistência, tais como ajudá-las a fazer exames e aconselhamento em obstetras e ginecologistas e a relatar incidentes à polícia e acesso a advogados.

Os centros disseram que o número de consultas no ano fiscal de 2021 encerrado em março passado aumentou 14,9% em relação ao ano anterior, para 58.771.

O total de crimes sexuais no Japão aumentou 5,9% no ano passado, para 601.389, marcando a primeira expansão em 20 anos, segundo dados provisórios divulgados pela agência.

Entre eles, seis crimes graves, incluindo homicídio e abuso sexual, cresceram 8,1% para 9.536 casos, com o número de casos de relações sexuais forçadas atingindo o maior índoce desde que 2017, quando uma revisão na lei criminal foi reforçada e mudou a definição do crime e suas penalidades.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Previous Article
Pessoas em Tóquio | ©Shihoko Nakaoka

Oferta de emprego no Japão cresce em 2022, primeira alta anual em 4 anos

Next Article
Semelhança é notória entre o balão chinês nos EUA (E) e objeto voador visto no Japão (D) | Fotos: Reprodução / Edição Mundo-Nipo

Japão investiga ligação entre balão chinês nos EUA e objeto voador em Tohoku

Related Posts