Japão sobe 61 posições em ranking global de felicidade

Além de Japão, Brasil também subiu no ranking ‘World Happiness Report 2015’, compilado pela SDSN com apoio da ONU.

Do Mundo-Nipo

O Japão subiu 61 posições e chegou ao 46º lugar no ranking de felicidade divulgado pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN, na sigla em inglês), uma iniciativa da ONU.

De acordo com o World Happiness Report 2015, país mais feliz do mundo é a Suíça, seguida por Islândia e Dinamarca. Já o país mais triste é Ruanda, que sofreu com um genocídio nos anos 1990. A Síria, assolada por uma guerra civil, também está entre os menos felizes, assim como Togo, Burundi e Benin.

O índice considerou 158 países com base em dados do instituto de pesquisa Gallup. O ranking é baseado no quanto as pessoas se consideram felizes, mas ele estima também o quanto dessa felicidade se deve a variáveis como PIB per capita, expectativa de vida, níveis de corrupção e liberdades individuais. A expectativa de vida, sensação de satisfação e tolerância social também foram critérios de avaliação.

O Brasil subiu oito posições e chegou ao 16º lugar. Contaram a favor do país a expectativa de vida e o apoio social (que significa ter com quem contar em situações problemáticas).

Já o Japão saltou 61 posições desde a última pesquisa, ocupando a 46ª posição. O relatório destacou que “o apoio social durante a crise pós-desastre, gerada pelo terremoto em março de 2011, contribuiu para aumentar a confiança e, consequentemente, a felicidade entre os japoneses”. A crise impulsionou as pessoas a acalentar os afetados, dependentes de ajuda para reconstruir suas vidas, o que mostra que a cooperação mútua e a satisfação de sentir-se útil podem elevar o grau de felicidade de um indivíduo.

O objetivo do ranking é influenciar em políticas públicas. “Cada vez mais a felicidade é considerada uma medida adequada de progresso social e um objetivo da política pública”, diz o relatório.

“Um número cada vez maior de governos nacionais e locais estão usando dados sobre felicidade na busca por políticas que possam permitir que as pessoas tenham uma vida melhor”.

O SDSN é composto por integrantes do meio acadêmico, de governos e do setor privado. O primeiro relatório foi lançado em 2012.

Veja os dez primeiros colocados, incluindo dados de Japão e Brasil:

1º Suíça
Pontos: 7.587

2º Islândia
Pontos: 7.561

3º Dinamarca
Pontos: 7.527

4º Noruega
Pontos: 7.522

5º Canadá
Pontos: 7.427

6º Finlândia
Pontos: 7.406

7º Holanda
Pontos: 7.378

8º Suécia
Pontos: 7.364

9º Nova Zelândia
Pontos: 7.286

10º Austrália
Pontos: 7.284

16º Brasil
Pontos: 6.983

46º Japão
Pontos: 5.987

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Dólar recua após quatro altas seguidas, mas continua acima de R$3

Next Article

Alerta de erupção de vulcão perto de Tóquio é elevado para nível 2

Related Posts