Do Mundo-Nipo
É de conhecimento geral que o Japão é um dos países mais ameaçados por terremotos e, praticamente, todas as grandes edificações no país são construídas com tecnologia antitremores. Agora, o governo japonês cogita tornar obrigatório a instalação de banheiro e bebedouro em elevadores, isso porque pessoas podem ser obrigadas a passar horas presas nesses locais em caso de terremoto ou avarias.
De acordo com uma publicação do “Page Not Found”, a iniciativa do governo ocorre após um recente terremoto de magnitude 7,8 deixar milhares de pessoas presas em elevadores por várias horas, sem água para beber e onde fazer suas necessidades. “Elevadores pequenos deverão ser contemplados com banheiros desmontáveis”, diz o jornal.
Autoridades do Ministério da Infraestrutura do Japão e representantes da Associação de Fabricantes de Elevadores terão encontro em breve para discutir a questão.
Elevadores com “kit de sobrevivência”
Vários modelos reduzidos de banheiros portáteis concebidos para situações de emergência já foram testados e fazem parte de um “kit de sobrevivência” que muitos japoneses precisam em caso de terremotos ou outros desastres.
O Japão tem mais de 600 mil elevadores, dos quais cerca de 20% estão em Tóquio.
Segundo as previsões do governo sobre o “Big One”, o maior terremoto que poderia um dia atingir Tóquio, cerca de 17.000 pessoas poderão ficar trancadas dentro dos elevadores.
Fonte: Page Not Found | Agência AFP.
*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.