Escolas japonesas designadas para evacuação estão preocupadas com tsunami

Das 815 escolas que responderam à pesquisa, 600, ou 73,6% , disseram que estão preocupados com os danos do tsunami…

Do Mundo-Nipo

Escolas primárias e ginasiais em áreas costeiras de sete províncias do Japão estão pedindo uma revisão dos locais de evacuação designados para caso de tsunami, indicou uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (data local).

 

Vista aérea de Sendai logo após o terremoto e tsunami de 2011 (Foto: Wikimedia Commons)
Vista aérea de Sendai logo após o terremoto e tsunami de 2011 (Foto: Wikimedia Commons)

 

Cerca de 75% dessas escolas estão se preparando  para um tsunami devido a previsão de um grande terremoto na Falha de Nankai, enquanto 90% das escolas que responderam a pesquisa são designadas como locais de evacuação.

“Com o risco de tsunami sempre em mente, as escolas e os professores devem discutir de forma proativa a designação dos locais de evacuação e outras medidas com os governos e os moradores locais”, indicou o professor Takao Kazumi da Universidade Tohoku Fukushi, um dos pesquisadores.

A pesquisa, realizada entre fevereiro e março de 2013, cobriu 1.436 escolas das províncias de Kanagawa, Shizuoka, Aichi, Mie, Wakayama, Tokushima e Kochi, que deverão ser atingidas por um tsunami gerado a partir do terremoto em Nankai.

 

Faixa de Nankai (Imagem reprodução)
Falha geológica de Nankai (Imagem reprodução)

 

Das 815 escolas que responderam à pesquisa, 600, ou 73,6%, disseram que estão preocupadas com os danos causados pelo tsunami, enquanto 735, ou 90,2%, são designadas como locais de evacuação.

De acordo com mapas de risco elaborados por autoridades administrativas locais, 354 das 815 escolas estão situadas em áreas que poderiam ser atingidos pelas ondas gigantes. Destas, 50 são reconhecidas como sendo de maior risco de tsunami por estarem situadas a 1 km da costa e a menos de 5 metros acima do nível do mar, não tendo zonas de montanha nas proximidades para evacuação.

Na Okawa Elementary School, em Ishinomaki, província de Miyagi, 84 crianças e professores morreram no tsunami março de 2011, apesar da escola não ter sido incluída como área de risco.

(Do Mundo-Nipo com informações da agência Jiji Press)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Japão e Austrália chegam a acordo comercial

Next Article

Bolsa de Tóquio fecha em queda de 1,69%

Related Posts