Japão critica ameaça nuclear da Rússia no 78º aniversário da bomba em Hiroshima

Premiê japonês ressaltou que a “devastação em Hiroshima e Nagasaki provocada pelas bombas nucleares não pode ser repetida”.
Fumio Kishida discursou no 78º aniversário da bomba em Hiroshima | ©Kyodo
Na cerimônia em Hiroshima, o premiê Fumio Kishida endereçou duras críticas às ameaças nucleares russas | ©Kyodo

No dia em que o Japão recorda o 78º aniversário do lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima, o primeiro-ministro Fumio Kishida criticou as ameaças da Rússia em relação ao uso de armas nucleares, informou a Kyodo neste domingo (6).

Em discurso realizado no Parque Memorial da Paz, em Hiroshima, Kishida destacou que o Japão, como a única nação a ter sofrido bombardeios atômicos na guerra, está comprometido em alcançar um mundo livre de armas nucleares. Ele lamentou as crescentes divisões na comunidade internacional sobre o desarmamento nuclear e expressou preocupação com a ameaça nuclear representada pela Rússia.

O líder japonês, cuja família é natural de Hiroshima, ressaltou que a “devastação em Hiroshima e Nagasaki provocada pelas bombas nucleares não pode nunca mais ser repetida”.

Diante dessa situação, o primeiro-ministro enfatizou a importância de recuperar o impulso internacional para atingir esse objetivo fundamental.

Os comentários de Kishida são semelhantes aos do secretário-geral da ONU, António Guterres, que também se pronunciou sobre o aniversário das bombas em Hiroshima. Guterres criticou o uso imprudente de armas nucleares por alguns países e ressaltou que qualquer uso de armas nucleares é inaceitável. Ele instou a comunidade global a falar em uníssono contra essas ameaças.

Na cerimônia realizada em Hiroshima, milhares de pessoas, incluindo sobreviventes, familiares das vítimas e representantes de 111 países, se reuniram para honrar os mortos e feridos e pedir paz mundial.

Pessoas rezando no Parque Memorial da Paz em Hiroshima | ©Kyodo
Milhares de pessoas rezaram em frente ao cenotáfio no Parque Memorial da Paz em Hiroshima, no oeste do Japão, em 6 de agosto de 2023, marcando o 78º aniversário do bombardeio atômico dos EUA na cidade | ©Kyodo

No entanto, é importante mencionar que, pelo segundo ano consecutivo, o governo de Hiroshima não convidou representantes da Rússia e Belarus para o evento devido à situação na Ucrânia.

Os participantes respeitaram um minuto de silêncio às 8h15 locais, horário em que a primeira bomba nuclear foi lançada durante a guerra.

No início deste mês, mais de 100 revistas médicas de todo o mundo divulgaram um pedido conjunto raro para eliminar urgentemente as armas nucleares. Essas publicações alertaram para a crescente ameaça de uma catástrofe nuclear.

Esses eventos e declarações reforçam a determinação do Japão, da comunidade global e das organizações internacionais em buscar a paz, a segurança e um mundo livre de armas nucleares, enquanto reafirmam o compromisso em nunca repetir a devastação causada pelas armas nucleares em Hiroshima e Nagasaki.

Ataque atômico no Japão

Uma bomba atômica com núcleo de urânio chamada “Little Boy”, lançada por um bombardeiro americano, explodiu sobre a cidade às 08h15 do dia 6 de agosto de 1945, matando cerca de 140.000 pessoas até o final daquele ano.

Uma segunda bomba atômica foi lançada sobre Nagasaki em 9 de agosto, matando cerca de 74.000 pessoas. Seis dias depois, o Japão se rendeu, marcando o fim da Segunda Guerra Mundial.

O número combinado de vítimas sobreviventes dos dois bombardeios atômicos, conhecidos no Japão como hibakusha, era de aproximadamente 120 mil até 2022, um número que decai 9 mil ao ano, em média, de acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão.

== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Kyodo News.

Total
0
Shares
Previous Article
Polêmico meme Barbenheimer | Reprodução / Twitter

Warner se desculpa por polêmica no Japão com “Barbenheimer”

Next Article
Rodovia expressa Shin-Tomei, em Shizuoka | ©Kyodo

Japão tem alta de mortes no trânsito no semestre pela 1ª vez em 10 anos

Related Posts