Do Mundo-Nipo
Um evento, organizado em antecipação ao ‘Dia Internacional das Meninas’, teve lugar em Tóquio, no sábado (5), como parte do movimento internacional pelos direitos das meninas.
O evento deu ênfase a um documentário sobre Malala Yousafzai, jovem ativista paquistanesa, de 16 anos, que foi vítima de um atentado talibã em 2012 por sua campanha a favor da educação das meninas.
A adolescente é candidata ao Prêmio Nobel da Paz, que terá o vencedor anunciado em 11 de outubro, exatamente no ‘Dia Internacional das Meninas’. A comemoração foi criada pela organização não-governamental ‘Plan International’, e aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011.
Cerca de 200 participantes assistiram ao documentário sobre Malala e ao vídeo de seu discurso na sede da ONU , em Nova York , em julho.
Irum Noor, uma estudante da Universidade de Punjab, no Paquistão, disse em um discurso que muitas meninas de seu país não conseguem ter acesso à educação de maneira satisfatória. A jovem paquistanesa conclamou cada participante a dedicar mais esforços por um mundo sem discriminação.
Malala, que já foi galardoada com vários prêmios internacionais de prestígio por sua atividade em apoio da educação e os direitos das meninas, é apontada como favorita ao Prêmio Nobel da Paz desse ano.
As informações são da NHK News e da agência Kyodo.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.