Evasão escolar no Japão atinge recorde no ano fiscal de 2022

Trata-se do 10º ano consecutivo de aumento de evasão escolar nas escolas japonesas, registrando impressionante alta de 22,1% em relação ao ano letivo anterior.
Sala de aula vazia em escola no Japão | ©Depositphotos
©Depositphotos

Um recorde de 299.048 alunos de escolas primárias e secundárias em todo o Japão estiveram ausentes por 30 dias ou mais no ano letivo de 2022, marcando um aumento pelo 10º ano consecutivo, mostrou uma pesquisa do Ministério da Educação do país.

O número para o ano encerrado em março de 2023 representa um aumento de 22,1% em relação ao ano letivo anterior, marcando um salto de mais de 20% em dois anos consecutivos, de acordo com a pesquisa divulgada na última quarta-feira (4).

Segundo a pesquisa, a principal razão apresentada pelas escolas para a recusa dos alunos em frequentar as aulas foi uma “sensação de letargia ou ansiedade”, representando 51,8% das respostas no inquérito escolar. O Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia também destacou que a percepção do público em relação à escola está mudando, com cada vez mais pessoas sentindo que não é mais necessário comparecer às aulas todos os dias.

Isolamento social entre as crianças japonesas

A pandemia da Covid-19 teve um impacto significativo na vida escolar e no comportamento diário dos alunos, já que muitos já viviam um estilo de vida mais isolado socialmente, o que foi potencializado pela pandemia. Esse contexto contribuiu para o aumento do número de alunos ausentes, que foi de 105.112 nas escolas primárias, 193.936 nas escolas secundárias e 60.575 nas escolas de ensino médio.

Aumento potencial nos casos de bullying

No entanto, a pesquisa revelou outro problema preocupante: o aumento de casos de bullying nas escolas, incluindo nas escolas secundárias. Houve um crescimento de 10,8% nos casos, totalizando 681.948, com 923 casos reconhecidos como “situações graves” que envolvem danos físicos e mentais, que somou um aumento de 217 casos. Esses valores representam recordes.

Os casos de bullying foram distribuídos da seguinte forma: 551.944 em escolas primárias, 111.404 em escolas secundárias, 15.568 em escolas de ensino médio e 3.032 em escolas de educação especial. Esses casos foram registrados em 29.842 escolas, o que representa 82,1% de todas as escolas do Japão.

Número de suicídios nas escolas japonesas

O número de suicídios entre estudantes do ensino fundamental, secundário e médio totalizou 411, o segundo maior já registrado.

== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Kyodo
Foto: Depositphotos

Total
0
Shares
Previous Article
Pessoas fazendo compras em supermercado no Japão | ©Matichon.jp

Gastos das famílias no Japão seguem caindo com alta dos preços

Next Article
Cartaz de candidatura de Sapporo aos Jogos Olímpicos de Inverno 2030 | ©Kyodo

Sapporo abandonará candidatura às Olimpíadas de Inverno de 2030

Related Posts