A renomada atriz e cantora japonesa Miho Nakayama, famosa por seu papel no aclamado filme romântico “Carta de Amor”, lançado em 1995, foi encontrada morta na última sexta-feira em sua casa, localizada em Tóquio. Fontes investigativas relataram que o corpo da artista de 54 anos foi descoberto por um amigo que estava acompanhado por representante da agência da cantora. Eles foram à residência de Nakayama saber o motivo dela não ter comparecido a um importante compromisso, conforme informou a mídia japonesa.
De acordo com o jornal Mainichi, a polícia disse que Nakayama foi encontrada sentada, já sem vida, dentro de sua banheira. As primeiras informações indicam que não houve sinais de violência e a porta da residência estava devidamente trancada. Embora as circunstâncias em torno de sua morte estejam sendo investigadas, a polícia não considera a possibilidade de um crime.
A artista, que tinha uma apresentação programada para um concerto de Natal em Osaka no mesmo dia, teve seu evento cancelado por meio de um aviso em seu site oficial, que mencionou “problemas de saúde”. Seu último show foi realizado em Yokohama, nas proximidades de Tóquio, no domingo anterior à sua morte.
“Estamos em estado de choque e tristeza diante dessa reviravolta inesperada. A causa de sua morte e outros detalhes estão sob investigação”, declarou a agência que representava Nakayama em um comunicado oficial.
A carreira de Nakayama como atriz teve início em 1985, quando conquistou os holofotes com o drama de televisão “Maido Osawagase Shimasu”. Ao longo das décadas de 1980 e 1990, ela se tornou uma das figuras mais queridas do público, frequentemente estrelando os chamados “dramas da moda”, que eram repletos de romance e refletiam as tendências da época.
Carinhosamente chamada de “Miporin”, Nakayama também lançou sua carreira musical em 1985 com o single “C”. Em pouco tempo, ela se tornou um ídolo, acumulando sucessos como “Waku Waku Sasete”, lançado em 1986. Um de seus singles mais notáveis, “Sekaiju no Dare Yori Kitto” (Certamente Mais do que Qualquer Um no Mundo), lançado em 1992 em parceria com a banda de rock Wands, vendeu mais de 1,8 milhões de cópias.
Outro grande sucesso foi “Tada Nakitaku Naruno” (“Eu só quero chorar”, em tradução livre), de 1994, que também quebrou a marca de um milhão de cópias vendidas. Miho Nakayama foi reconhecida por sua atuação, recebendo o prêmio Blue Ribbon de Melhor Atriz por seu papel em “Love Letter”, filme que alcançou grande popularidade na Coreia do Sul e em outras regiões do Leste Asiático.
Nakayama foi casada com Hitonari Tsuji, escritor e músico. A sua morte deixa uma marca indelével na cultura pop japonesa, onde sua contribuição como artista sempre será lembrada.
== Mundo-Nipo (MN)
Foto: Arquivo / Kyodo Images
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.