Príncipe Katsura, primo do imperador Akihito, morre aos 66 anos

O sexto na linha sucessória ao trono morreu de insuficiência cardíaca na manhã deste domingo.

Do Mundo-Nipo

A foto mostra o bem-humorado príncipe Katsura durante um evento em Sapporo, em março de 2007 (Foto: Arquivo/Kyodo)
A foto mostra o bem-humorado príncipe Katsura durante um evento em Sapporo, em março de 2007 (Foto: Arquivo/Kyodo)

O príncipe Katsura, primo do imperador Akihito, morreu de insuficiência cardíaca aguda em um hospital de Tóquio na manhã deste domingo (8), informou a Agência da Casa Imperial.

O príncipe de 66 anos foi levado para o Hospital da Universidade de Tóquio em estado crítico, pouco depois das 9 horas da manhã deste domingo, e foi declarado morto às 10h55 (22h55 de sábado pelo horário de Brasília).

O corpo foi levado para a residência do príncipe, em Tóquio, por volta das 13h, onde será preparado para as cerimônias que prosseguem o ritual funerário da família imperial, disse a agência.

Como o segundo filho do príncipe Mikasa, de 98 anos e tio do imperador Akihito, e da princesa Yuriko, de 91 anos, o príncipe Katsura, chamado Yoshihito, era o sexto na linha sucessória do trono imperial.

O primeiro-ministro Shinzo Abe divulgou um comunicado dizendo: “Eu não posso deixar de ficar triste com a morte de Sua Alteza Real, o Príncipe de Katsura”.

Abe disse que o príncipe contribuiu em várias áreas, incluindo na agricultura, e desempenhou um papel importante na construção da boa vontade internacional como, por exemplo, liderava a ‘Sociedade Japão, Austrália e Nova Zelândia’, uma associação dedicada ao aprofundamento da amizade entre os três países.

Nos últimos anos, o príncipe constantemente vinha sendo internado devido a uma variedade de doenças.

Sua morte é a primeira de um membro da família imperial desde junho de 2012, quando o Príncipe Tomohito de Mikasa, irmão mais velho do príncipe, morreu aos 66 anos após uma longa batalha contra o câncer.

Nascido em 11 de fevereiro de 1948, o príncipe Katsura se formou na Universidade Gakushuin, em 1971, e prosseguiu os seus estudos em uma escola de pós-graduação da Universidade Nacional da Austrália.

Depois de voltar ao Japão, ele passou a trabalhar em tempo parcial na NHK, de 1974 a 1985. Depois, em janeiro de 1988, estabeleceu sua própria residência, tornando-se o primeiro membro da família imperial solteiro a fazê-lo desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

(Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Sony volta a liderar vendas globais de consoles

Next Article

Mais de 30 ministérios e empresas do Japão sofreram ciberataques desde 2009

Related Posts