Do Mundo-Nipo
A cidade japonesa de Nagasaki, que foi atingida pela bomba atômica lançada pelos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, marcou neste sábado (09) 69 anos desde o episódio.
Cerca de 5.600 pessoas, incluindo familiares das vítimas e sobreviventes do bombardeio, participaram da cerimônia memorial realizada no Parque da Paz, a poucos metros do local onde a bomba explodiu.
Segundo a rede NHK, uma lista com os nomes das mais de 3.365 vítimas foi colocado em um mausoléu no parque. A lista incluiu sobreviventes que morreram no ano passado e vítimas recentemente identificadas. Este ano, o número de sobreviventes caíram abaixo de 200 mil pela primeira vez.
No momento exato em que a bomba foi lançada, às 11h02, os presentes fizeram silêncio para homenagear as vítimas.
O prefeito de Nagasaki, Tomihisa Taue, leu uma declaração de paz, falando sobre a recente mudança de política de segurança do Japão aprovada pelo gabinete do premiê Shinzo Abe, que permite o direito à autodefesa coletiva.
Ele instou o país a assumir a liderança nos esforços pela a paz e extinção das armas nucleares no mundo.
O primeiro-ministro japonês falou sobre a responsabilidade do Japão em relação sua história.
Abe declarou que o Japão é o único país no mundo a ter sorido ataques nucleares com bombas e que portanto tem a responsabilidade de trabalhar por um mundo sem armas nucleares.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.