Adolescentes são detidos suspeitos de assaltar joalheria de luxo em Tóquio

Armados com faca e pé de cabra, adolescentes mascarados invadiram a luxuosa Quark Ginza 888, ameaçaram funcionários, arrombaram vitrines, levaram joias, dezenas de relógios e fugiram em carro alugado. Veja vídeo do assalto realizado em plena luz do dia.
Adolescentes mascarados assaltam joalheria de luxo em Tóquio | Reprodução / Edição MN
Adolescentes mascarados assaltam joalheria de luxo em Tóquio | Reprodução / Edição MN

Atualizado em 13/05/2022

Quatro adolescentes foram presos na última segunda-feira suspeitos de participar de um assalto à luz do dia em uma joalheria de luxo no distrito de Ginza, em Tóquio, com os assaltantes mascarados ameaçando os funcionários antes de quebrar as vitrines e roubar mercadorias do estabelecimento, informou o The Japan Times.

Por volta das 18h15 locais de segunda-feira (8), às 06h15 no horário de Brasília, três suspeitos usando máscara branca entraram na loja Quark Ginza 888, ameaçando os funcionários com uma faca antes de usar objetos semelhantes a pés de cabra para arrombar vitrines. Eles escaparam em um carro alugado com a placa trocada, disseram fontes investigativas.

Às 18h29, a polícia encontrou o carro em fuga perto do National Diet Building, no distrito de Chiyoda, e iniciou uma perseguição, com o veículo passando pelo National Diet Building e pela National Diet Library antes de seguir em direção ao cruzamento Akasaka-mitsuke, informou a emissora estatal NHK .

Adolescentes mascarados assaltam joalheria de luxo em Tóquio em plena luz do dia | Reprodução / The Japan Times
Reprodução / The Japan Times

Após cerca de um minuto de perseguição, a polícia perdeu o veículo de vista na área de Akasaka, no distrito de Minato, encontrando-o abandonado alguns minutos depois, disse a emissora. Os suspeitos foram presos em um prédio residencial nas proximidades.

Os quatro suspeitos afirmaram não se conhecerem, segundo reportagem do jornal Yomiuri. O Departamento de Polícia Metropolitana analisará os smartphones usados ​​pelos suspeitos e investigará seu relacionamento, incluindo como eles se conheceram e se reuniram para praticar o crime, disse o relatório.

Os investigadores disseram que todos os quatro suspeitos são residentes de Yokohama – um desempregado de 16 anos (não frequenta colégio), um estudante de 18 anos do ensino médio e dois jovens de 19 anos, um que trabalha meio período e o outro cuja ocupação é desconhecida. O estudante do ensino médio negou as acusações, enquanto os outros três suspeitos admitiram.

Havia cinco funcionários na loja no momento do assalto, mas nenhum ficou ferido, informou a NHK. A emissora disse que a polícia está investigando a possibilidade de que mais de 100 relógios de luxo tenham sido levados da loja de Ginza e que mais suspeitos estejam envolvidos, já que testemunhas disseram que duas pessoas esperavam no carro durante o incidente. Uma bolsa preta contendo cerca de 30 relógios foi encontrada perto do carro usado na fuga.

A identidade, endereço e foto do suspeito de 16 anos não serão divulgados com base no artigo 61 da lei juvenil japonesa, que estabelece que divulgar essas informações pode impedir a reabilitação do jovem.

No entanto, uma revisão da lei juvenil em abril passado estabeleceu o Artigo 68, segundo o qual os jovens de 18 e 19 anos são chamados de “jovens especificados” e não estão mais sujeitos às proteções fornecidas pelo Artigo 61.

O Ministério Público Federal estabeleceu um critério para considerar a divulgação do nome de cada um dos menores especificados, enfatizando os casos em que o crime é grave e tem grande impacto na sociedade.

Um vídeo postado nas redes sociais mostrou um grupo de suspeitos, usando máscaras brancas, quebrando várias vitrines de vidro e levando produtos antes de correr para um veículo estacionado nas proximidades e fugir.

As imagens mostram ainda pessoas passando pela loja enquanto o assalto se desenrola, com algumas olhando para dentro da joalheria. Um homem então fecha a porta da loja, mas um dos suspeitos mascarados a reabre posteriormente. Uma mulher fecha a porta novamente duas vezes, a última vez empurrando-a contra um dos assaltantes pouco antes de o grupo correr para o veículo que o esperava.

Confira as imagens no vídeo abaixo:
(matéria atualizada com vídeo em 13/05/2023)

Créditos:  日テレNEWS

== Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Previous Article

Emprego no Japão: vagas em Fukuoka em fábrica de carpetes para carros

Next Article
Emblema da Toyota | ©Depositphotos

Toyota registra primeira queda no lucro líquido em 4 anos

Related Posts