Tóquio lidera ranking de cidades mais inteligentes do mundo

O ranking das chamadas “smartest cities” leva em consideração níveis de inovação, sustentabilidade e qualidade de vida.
Cidade de Toquio Foto Getty Images. 900x550 02 min
©Getty

Tóquio foi leita a cidade mais inteligente do mundo na edição 2014 do tradicional ranking elaborado pela Escola de Administração e Negócios da Espanha (IESE). A instituição lista anualmente as vinte melhores cidades do mundo, as chamadas “smartest cities” (cidades mais inteligentes), levando em consideração níveis de inovação, sustentabilidade e qualidade de vida.

Este ano, a capital japonesa ficou em primeiro lugar por ter sido muito bem avaliada em quesitos como gestão pública, tecnologia, economia e habilidade para atrair talentos de fora para o país.

Das vinte melhores cidades globais, dez são europeias, seis americanas, três asiáticas e uma da Oceania. Além disso, a Suíça é o país com os melhores resultados gerais, com três de suas cidades aparecendo no top 10.

A avaliação contém vários casos paradoxais como, por exemplo, Tóquio é a melhor para o “capital humano”, mas fica em 20º lugar em termos de “meio ambiente” e 125º para “coesão social”. Isso porque o estudo concluiu que as mudanças no desenvolvimento das cidades têm ocorrido vagarosamente, que a cidade perfeita não existe e que não há uma “receita mágica” ou modelo único de sucesso.

Para estabelecer o ranking, os pesquisadores estudaram 135 cidades em 55 países. Na base das comparações, estão 50 indicadores em 10 diferentes áreas que incluem, entre outras, política, planejamento urbano, tecnologia, coesão econômica, mobilidade e transporte, capital humano (habilidade para atrair talentos) e economia.

As 20 melhores cidades no ranking 2014 da IESE são: Tóquio (1º), Londres (2º), Nova York (3º), Zurique (4º), Paris (5º), Genebra (6º), Basel (7º), Osaka (8º), Seul (9º), Oslo (10º), Filadélfia (11º), Los Angeles (12º), Dallas (13º), Copenhagen (14º), Eindhoven (15º), Amsterdã (16º), Sidney (17º), Estocolmo (18º), Chicago (19º) e Baltimore (20º).

Os piores colocados
A cidade de Santo Domingo, na República Dominicana, foi a última colocada do ranking, ficando em 135º, com níveis muito baixos em transporte, tecnologia, capital humano e economia.

A instituição destacou que, entre as últimas posições estão, em sua maioria, cidades brasileiras – todas com posições abaixo do 100º lugar e muito próximas à última colocação.

Foram elas: Salvador (127º), Porto Alegre (128º), Belo Horizonte (129º), Brasília (131º), Recife (132º) e Fortaleza (133º).  São Paulo e Curitiba se saíram um pouco melhor, estando nas posições 94 e 97, respectivamente.

Além das brasileiras, as cidades latino-americanas de La Paz, na Bolívia, e Caracas, na Venezuela, também apareceram mais para o fim da lista das 135 pesquisadas, estando em 130º e 126º lugares, respectivamente.

Mundo-Nipo
Fonte: Business Insider

Total
0
Shares
Previous Article

Bolsa de Tóquio fecha em baixa de 0,85%

Next Article

Policiais japoneses inspecionam postos comunitários de segurança em São Paulo

Related Posts