Comissão Nacional da Verdade admite perseguição de japoneses no pós-guerra

Um pedido de desculpas à comunidade japonesa, em nome do povo brasileiro, foi realizado.

Do Mundo-Nipo

A Comissão Nacional da Verdade, que investiga crimes dão Nacional da Verdade, que investiga crimes durante a ditadura militar no Brasil, admitiu que imigrantes e ascendentes japoneses foram perseguidos durante e após a II Guerra Mundial.

Na audição de quinta-feira (10), uma funcionária responsável pelas investigações na comissão ofereceu um pedido de desculpas à comunidade japonesa, em nome do povo brasileiro, afirmando que a discriminação racial estava por trás dos abusos.

” Quero pedir desculpas, desculpas sim, perdão, em nome do povo brasileiro, daquela parcela do povo brasileiro esclarecida, consciente, em nome de todos os cidadãos que têm uma visão social generosa, em nome de todos os militantes de direitos humanos, orgânicos ou inorgânicos, porque o pano de fundo desse episódio é o racismo. As elites brasileiras sempre foram racistas”, disse a advogada Rosa Cardoso.

Este é o primeiro pedido público de desculpas do governo brasileiro sobre a questão.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.


Descubra mais sobre Mundo-Nipo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Total
0
Shares

Deixe um comentário

Veja mais dessa categoria