Índice de suicídios entre homens e idosos cai em oito municípios do Japão

A queda é resultado de um programa de prevenção ministrado por entidades que atuam na área de psiquiatria do Japão.

Do Mundo-Nipo

Um programa de prevenção, ministrado por entidades que atuam na área de psiquiatria do Japão, ajudou a reduzir significativamente o número de suicídios entre homens e idosos em oito municípios que mais sofrem com os altos índices de suicídio no país, de acordo com um estudo publicado na revista científica ‘Plos One’.

 

Suicidio no Japão (Foto: SXC/Edição Mundo-Nipo)
A taxa diminuiu cerca de 23% entre os homens nos oito municípios com maiores índices de suicídio (Foto: SXC/Edição Mundo-Nipo)

 

“É importante que as medidas de prevenção ao suicídio sejam cientificamente examinadas”, disse Yutaka Ono, pesquisadora principal do estudo, divulgado na última quarta-feira. Ono dirige o Centro de Terapia Cognitiva Comportamental e pesquisadora do Centro Nacional de Neurologia e Psiquiatria (NCNP, na sigla em inglês).

O programa de três anos e meio foi composto por cerca de 80 medidas de prevenção, tais como a sensibilização sobre os suicídios através dos acontecimentos, rastreamento de pessoas propensas ao suicídio e monitoramento das mesmas com exames clínicos regulares, apoio aos membros de famílias com casos recentes de suicídio, visitação a doentes mentais, entre outras medidas.

Os pesquisadores, a maioria do NCNP, examinaram se o programa fez alguma diferença na incidência e tentativa de suicídio, envolvendo hospitalização a partir do período de junho de 2006, comparando os oito municípios com outros adjacentes de menor índice.

Os oito municípios — todos das províncias de Aomori, Akita, Iwate, Miyazaki e Kagoshima — eram conhecidos pelas altas taxas de mortalidade relacionadas com o suicídio de pelo menos 30 mortes por 100 mil pessoas ao ano, de acordo com os pesquisadores.

Comparado com os municípios adjacentes, a taxa de suicídio nestes oito municípios diminuiu cerca de 23% entre os homens e 24% entre aqueles com idades a partir de 65 anos. Os resultados foram analisados ​​estatisticamente, tendo em conta o declínio da população e outros fatores.

Apesar do programa de prevenção ter surtido bons efeitos, com uma diminuição significativa nos casos de suicídios entre homens e idosos, nenhuma mudança foi observada entre mulheres e jovens. Os pesquisadores disseram que ainda irão analisar os motivos.

As informações são da agência Kyodo – Todos os direitos reservados.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Monitoramento de radiação no porto de Fukushima é ampliado

Next Article

Templo budista Shorin-in completa 1.000 anos de fundação

Related Posts