Deslizamento de terra engole casa e deixa desaparecidos no oeste do Japão

Encosta de cerca de 50 metros de largura e 100 metros de altura desmoronou sobre uma casa e invadiu parcialmente outras residências.
Deslizamento de terra em Matsuyama | ©Kyodo Images
Deslizamento de terra em Matsuyama engoliu uma casa e invadiu residências próximas | ©Kyodo Images

Pelo menos três pessoas estão desaparecidas após um deslizamento de terra soterrar uma casa e parte de alguns prédios no oeste do Japão na manhã de sexta-feira, hora local, de acordo com informações da polícia e dos bombeiros locais.

Segundo a Kyodo News, o deslizamento ocorreu em Matsuyama, na província de Ehime, enquanto a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês) alertava sobre chuvas intensas principalmente no oeste do Japão, pedindo que a população ficasse em alerta máximo para deslizamentos de terra e inundações em áreas baixas nessa região.

“Com uma frente de chuvas estacionada sobre o lado do Pacífico do oeste ao leste do Japão até sábado (13), as condições atmosféricas devem permanecer muito instáveis”, alertou a agência japonesa.

Em Matsuyama, uma encosta de aproximadamente 50 metros de largura e 100 metros de altura desmoronou de uma montanha por volta das 4h da manhã de sexta-feira, no horário do Japão (noite de quinta-feira no horário de Brasília), com relatos de que o solo também invadiu apartamentos próximos, disseram os bombeiros.

“Houve três deslizamentos de terra. Uma idosa, que se acredita ser residente, saiu de casa, mas não sei se ela está segura, já que houve outro deslizamento depois que ela voltou para dentro (de casa)”, disse, à Kyodo News, uma pessoa que passava pelo local.

Preocupação com o Castelo de Matsuyama

De acordo com a NHK World News, canal de notícias da emissora estatal japonesa, o deslizamento de terra ocorreu na encosta da montanha que ostenta, no topo, o magnífico Castelo de Matsuyama.

O Castelo de Matsuyama é famoso por ser uma das 12 fortalezas originais do Japão que permanecem praticamente sem danos desde o período Edo.

Verdadeiramente imponente, com vista sobre as nuvens, o Castelo de Matsuyama é frequentemente chamado de “castelo de montanha no céu” porque parece flutuar magicamente, uma vez que as nuvens comumente pairam aos pés de seu entorno, separando o castelo da montanha.

Mediante tanta magnitude, o castelo é o principal destino turístico de Matsuyama, bem como da própria província de Ehime, o que potencializa as preocupações das autoridades com a segurança do castelo, principalmente em época de chuva, quando a visitação é proibida.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Veja mais dessa categoria
Total
0
Share