Uma mulher de 80 anos morreu após cair e ter o pescoço preso em uma escada rolante de um supermercado recém-inaugurado na cidade de NishiTokyo, no oeste de Tóquio, informou o Departamento de Polícia Metropolitana de Tóquio, destacando que acidentes fatais envolvendo escadas rolantes aumentaram exponencialmente nos últimos 20 anos no Japão.
De acordo com The Asahi Shimbun, a anciã foi encontrada com o pescoço preso entre o corrimão da escada rolante e o chão em um piso de subsolo na loja OK Higashi-Fushimi. O incidente aconteceu por volta das 10h20 de quarta-feira, 12 no Japão (20h20 de terça-feira, 11, no Brasil).
“Ela estava inconsciente e foi levada para um hospital, onde foi confirmada sua morte”, disseram fontes ao Asahi Shimbun.
De acordo com a Delegacia de Polícia de Tanashi, em Nishitokyo, a mulher, que usava um andador com rodas, pegou a escada rolante do primeiro andar para o primeiro subsolo. Acredita-se que ela tenha caído pouco antes do final da escada rolante, ficando com o pescoço preso entre o corrimão e o chão.
A unidade da rede de supermercados OK, onde ocorreu a tragédia, foi inaugurada em março em uma área residencial, a 750 metros a sudoeste da Estação Higashi-Fushimi da Linha Seibu Shinjuku.
A operadora do supermercado disse que a escada rolante foi instalada antes da abertura da loja e não foram encontradas anormalidades durante a última inspeção realizada em 27 de maio.
Em comunicado, a empresa disse que, embora não tenham sido encontrados problemas em termos de instalação, operação, inspeção e outras verificações até agora, “estamos cooperando plenamente com a investigação sobre a causa do acidente com as autoridades relacionadas”.
A escada rolante foi produzida pelo renomado fabricante de elevadores e escadas rolantes Fujitec, com sede em Hikone, na província de Shiga.
Em resposta ao incidente, a Fujitec disse: “Oramos pelo repouso pacífico do morto. Estamos investigando os detalhes do acidente e cooperando plenamente com a investigação policial”.
Acidentes em escadas rolantes têm aumentado no Japão
De acordo com uma pesquisa realizada pela Agência de Assuntos do Consumidor, acidentes fatais envolvendo escadas rolantes foram registrados pelo menos sete vezes de junho de 2004 a março de 2024.
A Associação de Elevadores do Japão informou que o número de acidentes envolvendo escadas rolantes totalizou 1.550 no decorrer de 2018 a 2019, o que é duas vezes maior do que o número registrado 15 anos atrás.
== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: The Asahi Shimbun
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.